Deputados de Mato Grosso lançam parentes como pré-candidatos nas eleições

Valdir Barranco (PT), Carlos Avallone (PSDB), Elizeu Nascimento (PL) e Abilio Brunini (PL) (Composição de Weslley Santos/CENARIUM)
Davi Vittorazzi — Da Revista Cenarium

CUIABÁ (MT) — Pelo menos quatro deputados estaduais e federais de Mato Grosso já lançaram e apoiam a pré-candidatura de parentes para a Câmara Municipal de Cuiabá. Entre eles, estão os deputados estaduais Valdir Barranco (PT), Carlos Avallone (PSDB) e Elizeu Nascimento (PL), além do deputado federal Abilio Brunini (PL).

Cuiabá tem 27 cadeiras disponíveis no parlamento municipal, das quais apenas três são ocupadas por mulheres. Dos deputados estaduais, Valdir Barranco, também presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, divulga a esposa, Roseli Barranco, para disputar a vaga pela Federação do PT, PV e PCdoB. Ela é dentista e já ocupou o cargo de secretária-adjunta de Atenção Primária, na pasta de saúde de Cuiabá.

Do outro lado do espectro político, o deputado federal Abilio Brunini, que também já se declarou como pré-candidato à prefeitura da capital, aposta na esposa Samantha Iris como pré-candidata à vereadora. Brunini é presidente municipal do PL e a esposa é presidente do PL Mulher da capital, ambos seguem a linha de conservadores e bolsonaristas.

PUBLICIDADE

Deputado pelo PSDB, Carlos Avallone é pré-candidato a prefeito de Cuiabá e vai lançar, em uma nova tentativa, a esposa Maria Avallone. Atualmente, ela é suplente de vereadora da capital e já assumiu
o mandato por quase um ano de 2021 a 2022. A suplente também é presidente PSDB Mulher MT.

Também do PL, o deputado estadual Elizeu Nascimento vai coordenar a campanha do irmão, vereador Cezinha Nascimento (União Brasil), que busca a reeleição. Foi também pelo deputado o vereador conseguiu capital político para se eleger no primeiro mandato, em 2020.

Famílias e política em Mato Grosso

O Estado tem casos emblemáticos de grupos políticos marcados pela “familiaridade“. Como o caso da família Campos, na cidade vizinha de Cuiabá, Várzea Grande, que sempre tiveram o domínio da prefeitura municipal. Júlio Campos (União) é atualmente deputado estadual e o irmão, Jayme Campos (União), é senador.

Jayme (esq) e Júlio Campos (Reprodução/Redes Sociais)

Além disso, na capital, apesar de estar com baixo capital político, devido à gestão de Cuiabá, o atual prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB), conseguiu eleger o filho dele, Emanuelzinho (MDB) à Câmara Federal, na eleição de 2022.

Leia mais: Entenda regras do TSE para doações por ‘vaquinha virtual’ nas eleições
Editado por Adrisa De Góes
Revisado por Gustavo Gilona
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.