Deputados do AM ocupam sexto lugar na apresentação de propostas ligadas às questões indígenas


22 de julho de 2021
Deputados do AM ocupam sexto lugar na apresentação de propostas ligadas às questões indígenas
Reforma Eleitoral deve voltar à pauta da Câmara em segundo turno (Will Shutter/Câmara dos Deputados)

Cassandra Castro – Da Cenarium

BRASÍLIA (DF) – Apesar de ser o Estado com a maior concentração de povos indígenas no Brasil (pouco mais de 168 mil pessoas, segundo dados do Censo Demográfico do IBGE – ano 2010), a bancada amazonense na Câmara dos Deputados teve uma participação considerada tímida em relação ao número de propostas que tramitam no Congresso Nacional ligadas à temática dos povos indígenas.

A informação consta de um levantamento publicado pelo Observatório do Legislativo Brasileiro, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Com o título “Ciências Sociais Articuladas – A produção legislativa do Congresso sobre Povos Tradicionais”, a publicação faz um recorte das 146 propostas em tramitação no Congresso entre 2019 e 2021. Delas, apenas nove são de autoria de parlamentares do Amazonas.

O estudo não dá detalhes sobre os autores da proposta, mas faz uma radiografia sobre a quantidade de movimentação e de apresentação de propostas por siglas e o número das apresentadas por unidades da federação. O Amazonas apresentou 9 propostas, ficando atrás do Mato Grosso, que apresentou 14. Os partidos de esquerda (PT, PSB e Psol) se destacam com o maior número de parlamentares autores dessas proposições.

O deputado Zé Ricardo (PT-AM) sempre coloca os assuntos ligados aos povos indígenas no centro de debates na Câmara. Como vice-coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas é coautor da Lei 14.021/2020, que estabeleceu o Plano Emergencial de Enfrentamento da Covid-19 para os povos indígenas, quilombolas, pescadores e demais comunidades tradicionais.

Para o deputado Sidney Leite (PSD-AM), que também é membro da Frente Parlamentar, o mais urgente nas questões indígenas são as políticas públicas voltadas para esta população e que, em sua maioria, estão sob a competência do governo do Estado. O parlamentar destacou a necessidade de uma maior transparência na aplicação de recursos para a saúde e a educação indígena. “O cuidado à saúde indígena não pode seguir modelos únicos, é necessário respeitar cada etnia, cada cultura”, enfatizou Sidney Leite.

Outro deputado do Amazonas, o capitão Alberto Neto (Republicanos), também reforçou a mobilização em torno da questão indígena, com destaque para a assistência à saúde em tempos de pandemia. O parlamentar encaminhou indicações e requerimentos ao Ministério da Saúde com o objetivo de dar subsídios ao atendimento a indígenas infectados pelo coronavírus.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.