Deputados do PL se posicionam a favor de Trump após ataque ao Irã
Por: Lucas Thiago
22 de junho de 2025
MANAUS (AM) – Em meio à escalada do conflito entre Israel e Irã, parlamentares do Partido Liberal (PL), legenda de Jair Bolsonaro, e apoiadores do ex-presidente, reagiram em suas redes sociais, neste domingo, 22, ao ataque do Estados Unidos contra três das principais instalações nucleares do País persa, realizado na noite desse sábado, 21.
Bolsonaro e seus apoiadores adotam um discurso pró-Israel, desde o início do conflito entre Israel e Hamas, em outubro de 2023, e intensificaram as manifestações há nove dias, quando as forças israelenses abriram fogo contra o Irã e seu programa nuclear. Na última semana, Israel lançou o que chamou de “ataques preventivos” contra o País persa e declarou estado de emergência, promovendo uma escalada de tensão na região.
Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) chamou o governo iraniano de “fanáticos religiosos que apoiam terrorismo suicida, homens bomba, desejam a destruição de Israel”. Em sua publicação neste domingo, com o vídeo do momento do ataque americano, o político declarou que Trump tentou negociar um acordo, sem sucesso.
“Trump tentou negociar. Sem sucesso. Mostrou que houve chance de paz. Hoje, o Irã já tem urânio enriquecido a 60% — quase nível de arma nuclear, segundo a própria agência nuclear da ONU”, disse o político que atualmente mora nos estados Unidos.
O parlamentar deixou o Brasil em março deste ano, uma semana antes do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro e militares são acusados de tentar reverter o resultado da eleição de 2022 após ser derrotado nas urnas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Líder do PL na Câmara dos Deputados, O deputado Sóstenes Cavalcante (RJ) também se posicionou a favor de trump no conflito. O parlamentar apontou a ameaça realizada por Trump durante o pronunciamento na Casa Branca na noite deste sábado, 21, horas após o País lançar um ataque aéreo contra três das principais instalações nucleares do Irã.
“Trump endurece o tom contra o Irã, em nova declaração, Trump avisou se a paz não vies, os alvos serão atacado em minutos”, disse o congressista brasileiro.

Outro parlamentar ligado ao bolsonarismo que falou sobre o assunto nas redes sociais foi o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). Ele publicou trecho de uma declaração do presidente americano direcionada a possíveis aliados do Irã. “Trump manda recado para líderes que sinalizam um possível apoio a Teerã: Se não mudarem de ideia, eu os farei mudar“, pontuou.

Bolsonaristas se manifestam
Vários apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro também se pronunciaram sobre o assunto nas redes sociais. A influenciadora Antônia Fontenelle, declarada publicamente de direita, postou em seus stories um pedido de ”socorro” em tom de deboche, sobre o fechamento do Estreito de Ormuz, após ataque americano contra o Irã.
Pela via marítima, passa 20% de todo o petróleo do mundo. Na publicação, Antônia avisa que estocaria comida. Com um palavrão, a blogueira chamou a atenção, ainda, da vidente Chaline, questionando se havia previsão de “coisa boa” no local fechado.
Em março deste ano, a apresentadora teve seus direitos políticos suspensos após uma condenação judicial em processo movido pelo influenciador Felipe Neto. A decisão ocorreu após acusações de calúnia, difamação e injúria feitas por Fontenelle contra Neto, em declarações proferidas durante transmissões ao vivo em suas redes sociais em 2020.
