Deputados federais pedem inclusão prioritária de pessoas com Síndrome de Down na vacinação contra Covid-19

Dois deputados enviaram indicações para incluir o grupo Down nas prioridades de vacinação.(Reprodução/Getty Images)

Michelle Portela – Da Revista Cenarium

BRASÍLIA – Após a reportagem da REVISTA CENARIUM sobre morte de pessoas com Síndrome de Down vítimas da pandemia viralizar nas redes sociais, desde a quinta-feira, 18, parlamentares da Câmara dos Deputados anunciaram medidas junto ao Ministério da Saúde (MS) para incluir o grupo na lista prioritária do Plano Nacional de Imunização (PNI) da Covid-19.

O deputado federal Zé Ricardo, do PT do Amazonas, manifestou pesar pelas famílias em luto e ressaltou que formalizaria, ainda durante a semana, a indicação de pessoas com síndrome de Down ao calendário emergencial do PNI, como grupo prioritário. Um dos personagens citados na matéria era José Valim, que perdeu o filho para a Covid-19 e faleceu posteriormente. Valim era assessor jurídico de Zé Ricardo.

PUBLICIDADE
Publicação do deputado federal do PT no Amazonas, José Ricardo, sobre a vacinação do grupo. (Reprodução/Facebook)

Apesar de não haver divulgação pública dos casos de contaminação e morte envolvendo os pacientes Down, eles são um grupo de risco e muito vulneráveis nesta pandemia. “Os cientistas estão afirmando que esse grupo tem um risco quatro vezes maior de internações e dez vezes mais chances de morrer. Não temos conhecimento das estatísticas oficiais”, explicou.

“Nessa segunda onda da pandemia aqui no Estado, tomamos conhecimento de várias mortes envolvendo os pacientes Downs, inclusive, duas pessoas mais próximas a nós, deixando muitas saudades entre familiares e amigos. Mas a questão é que eles não estão estrategicamente protegidos e nem entre os grupos prioritários. Por isso, estamos nessa campanha de conscientização e nessa luta junto ao Ministério da Saúde”, declarou Zé Ricardo.

Leia a matéria completa: Com Síndrome de Down e sem imunização contra Covid-19, grupo tem risco de morte elevado

Urgência

Além do petista, o deputado federal Fausto Pinato (PP-SP) também compartilhou a matéria enfatizando que acabara de enviar um ofício ao Ministério da Saúde já endereçado ao novo ministro Marcelo Queiroga solicitando a inclusão das pessoas com síndrome de Down nos grupos prioritários do PNI.

A história das famílias mobilizou também o deputado de São Paulo, Fausto Pinato. (Reprodução/Facebook)

De acordo com nota emitida pelo parlamentar, a medida atende ao pedido feito pelas entidades e associações nacionais ligadas à comunidade Down, as quais estão lutando pelo acesso prioritário às vacinas contra a Covid-19. Porém, com a lentidão dos prazos de entrega dos imunizantes ao Brasil e as sucessivas falhas no processo de vacinação nos Estados e municípios, o acesso das pessoas com Síndrome de Down é cada vez mais difícil.

Indicação do deputado Fausto Pinato ao Ministério da Saúde. (Reprodução/Câmara dos Deputados)

“Para essas pessoas, a vacina é mais que prioridade, é uma questão de sobrevivência”, destacou Fausto Pinato. O mesmo ofício foi encaminhado ao ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, mas não houve resposta. “Eu espero que o novo ministro, enquanto médico, tenha a sensibilidade em incluir as pessoas com Síndrome de Down no PNI com a máxima urgência. Precisamos garantir mais vacinas e acelerar a vacinação dos grupos prioritários”, afirmou.

Comissão

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal abordou temas de ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus, em que a imunização das pessoas com deficiência intelectual também foi citada pela deputada Rejane Dias (PT-PI), que assume a presidência da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Ela alertou que a pandemia trouxe consequências para esta parcela da população, como a diminuição de vagas no mercado de trabalho e ressaltou que é preciso priorizar a vacinação. “As pessoas com deficiência, principalmente aquelas mais graves, correm um sério risco de se contaminarem e, o que é pior, irem a óbito. Imaginem aí, no caso, as pessoas com Síndrome de Down: elas têm um potencial sete vezes mais de agravarem, se pegarem essa doença”.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.