Derrame de santinhos marca manhã de eleição em Belém
Por: Fabyo Cruz
06 de outubro de 2024
BELÉM (PA) – Na manhã deste domingo, 6, eleitores que se dirigiram à Escola Jarbas Passarinho, localizada no bairro do Marco, em Belém, depararam-se com uma cena comum, porém ilegal: o derrame de santinhos em frente ao local de votação. Folhetos de diversos candidatos foram jogados nas proximidades da escola, formando um tapete de papéis que cobria as calçadas e entradas.
A prática, conhecida como “derrame de santinhos”, é recorrente em períodos eleitorais, especialmente no dia da votação, e consiste na distribuição massiva de materiais de campanha, na tentativa de influenciar os eleitores de última hora. No entanto, trata-se de uma infração à legislação eleitoral, que proíbe qualquer tipo de propaganda no dia da eleição.

Além do impacto ambiental, com o acúmulo de lixo nas ruas, o derrame de santinhos também compromete o acesso dos eleitores aos locais de votação e fere o princípio da igualdade entre os candidatos, já que nem todos dispõem dos mesmos
Votação
O Pará é o nono maior colégio eleitoral do Brasil, composto por 50,4% de mulheres (3.140.156) e 49,6% de homens (3.086.210). Na capital Belém, são 1.056.251 eleitores aptos a votar. Os municípios de Ananindeua, Marituba, Santarém, Parauapebas e Marabá também estão entre as cidades com mais votantes.