‘Desaparecidos da Covid-19’: Ufam lança série de livros sobre mortes na pandemia em Manaus

A obra integra a série "Quarentenas Amazônicas", que está em seu 6º volume (Reprodução/ internet)

Da Revista Cenarium*

MANAUS – Os pesquisadores Renan Albuquerque (Ufam), Jeremias Leão (Ufam), Alexander Steinmetz (Ufam) e Jesem Orellana (Fiocruz/Amazônia) lançam, até o próximo dia 3 de outubro, o livro “Os Desaparecidos da Covid-19”.  A obra integra a série “Quarentenas Amazônicas”, que está em seu 6º volume (ISBN: 978-65-87643-32-8).

A publicação aborda temas relacionados a mortes em excesso e à desinformação durante a pandemia de Covid-19, a partir de leitura das Ciências Humanas, embora a matemática, a estatística e a ciência em geral relacionadas com a pandemia no Brasil também estejam contempladas no livro.

PUBLICIDADE

Obra interdisciplinar

Um estudo de caso sobre os primeiros seis meses da epidemia de Covid-19 em Manaus integra igualmente o livro, que foi realizado mediante esforço de pesquisa interdisciplinar a partir das instituições Ufam e Fiocruz/Amazônia.

“Optamos por interpretar e descrever informações em linguagem acessível, acerca de subnotificações e volume de óbitos por Covid-19, considerando importante a difusão da ciência na atualidade.Com essa produção interdisciplinar, temos a meta de atingir um público mais amplo e democratizar os saberes científicos”, declarou o professor Renan Albuquerque.

Autores

Renan Albuquerque tem formação em Comunicação Social, Jeremias Leão é estatístico, Alexander Steinmetz é matemático e Jesem Orellana é enfermeiro e epidemiologista. O doutorando Lucas Ferrante (Inpa) assina o prefácio. O cientista social Gerson Ferreira (Ufam) e o historiador Noélio Martins (Ifam) complementam o prólogo e o posfácio. Até o sábado, 3, o e-book estará disponível gratuitamente, para ampla divulgação no link .

(*) Com informações da Ufam

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.