Desperdício de água se torna mais um vilão em tempos do novo Coronavírus

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

Item básico para todas as famílias, o consumo de água disparou nas casas por conta do isolamento e de sua utilização imprescindível para a higiene corporal. Mas, a água está sendo bem utilizada pelos amazonenses? Segundo o Engenheiro Ambiental José Coutinho, o uso da água, em Manaus, é o retrato do que não se deve fazer. “Temos um elevado desperdício da água, por falta de educação e em muito, por desvio de finalidade”, observou.

Ainda segundo Coutinho, com a pandemia provocada pelo novo Coronavírus, o consumo caiu em setores como o comércio e a indústria, que estão praticamente parados, mas, ganhou força nas casas. “Em tempos de isolamento, cada saída de casa, significa um banho na volta, até porque, você não pode expor seus familiares e isso na prática significa: mais banhos, mais consumo de água”, destacou. “Então, o que já era exagerado em matéria de consumo, ficou pior”, ponderou.

Orientações

Responsável por 98% do abastecimento urbano da cidade de Manaus, a concessionária Águas de Manaus, capta 630 milhões de litros de água por dia, para atender as demandas da capital. Mesmo com o grande volume, a Coordenadora de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, Geaneide Vilhena, reconhece que o consumo aumentou entre as famílias manauaras, o que pode causar um desequilíbrio coletivo no consumo.

“Nossa orientação é utilizar uma ligação regular pois, quando você usa água sem controle, você desestabiliza a distribuição”, afirmou. “Além disso, ao utilizar uma ligação irregular, você acaba por utilizar material inadequado, e isso pode levar doenças a sua família”, alertou.

Dicas

Entre as medidas para evitar desperdício, Gianeide Vilhena destaca, além da ligação legal, o armazenamento da água da chuva em vasilhames bem tampados, para evitar doenças como a Dengue e outras. Mas, atitudes aparentemente banais podem ajudar muito. “Lavar o pátio e o carro com água reutilizável da máquina de lavar roupas, é uma alternativa prática pois a água já vem com sabão, inclusive”, sugeriu. Já o engenheiro José Coutinho, chama atenção para um detalhe cotidiano, que se evitado, pode ajudar a diminuir o desperdício. “Não é preciso escovar os dentes com a torneira ligada”, finalizou.

Mais informações podem ser acessadas nas redes sociais da Águas de Manaus: www.aguasdemanaus.com.br , Facebook.com/águasdemanaus, @instagram/aguasdemanaus e whatsapp (92) 98264-0464.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO