Dez cidades do AM estão sem registros de Covid-19, informa levantamento da FVS-AM neste domingo, 3

Distância entre a capital, epicentro de casos no Norte do País, pode ser o fator que explique a falta de casos nessas cidades. Arte: Revista Cenarium

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – Falta pouco para que o novo Coronavírus feche o mapa geohumano do Estado do Amazonas. A sinistra caminhada dos vírus rumo aos municípios, está quase completando o tabuleiro que compõe a geografia do Estado, uma vez que, dos 62 municípios, apenas dez ainda não foram contaminados – até a publicação desta matéria.

Entre as cidades que ainda não registraram contaminação, estão: Alvarães, Apuí, Caapiranga, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Japurá, Pauiní e Uariní.

PUBLICIDADE

Segundo o diretor-técnico da Fundação de Vigilância Sanitária (FVS-AM), Cristiano Fernandes, esses números são reflexos da dificuldade geográfica, que nesse caso, está ajudando.

“Os municípios que até o momento não apresentam caso do novo Coronavírus, são cidades distantes de Manaus (epicentro da contaminação), alguns deles de difícil acesso, o que, de certo modo, dificulta o deslocamento de pessoas para a capital, pois estão suspensas as viagens fluviais. Por se tratar de um novo vírus respiratório, a contenção é muito difícil”, afirmou Fernades.

Com o salto espantoso de 621 contaminados neste domingo, 3, a FVS aponta para o diagnóstico, como fator influenciador. “Ampliamos em 30% a rede de diagnóstico, isso resultou na liberação de exames que ainda aguardavam ser processados, além disso, aumentamos a oferta de exames e testes rápidos”, explicou Cristiano Fernandes.

Quanto aos altos índices de Manaus, o diretor-técnico da FVS ressaltou que a capital é a de maior concentração populacional do Estado, e por esse motivo, é natural que seja responsável pelo maior número de casos.

“Além disto, o número expressivo também se deve a baixa adesão do isolamento social e a falta de práticas de proteção individual como o uso de máscaras e o distanciamento entre as pessoas no ambiente coletivo”, frisou.

A escalada da Covid-19 no Amazonas

O Amazonas registrou mais 621 casos de Covid-19, neste domingo, totalizando 6.683 casos confirmados do novo Coronavírus no estado, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Também foram confirmados mais 47 óbitos pela doença, elevando para 548 o total de mortes.

O boletim aponta que 3.888 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão em isolamento social ou domiciliar. De sábado, 2, para este domingo, mais 131 pessoas se recuperaram da doença e estão fora do período de transmissão do vírus, totalizando, agora, 1.901 recuperados.

Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 346 pacientes internados, sendo 204 em leitos clínicos (62 na rede privada e 142 na rede pública) e 142 em UTI (62 na rede privada e 80 na rede pública). Há ainda outros 838 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 647 estão em leitos clínicos (212 na rede privada e 435 na rede pública) e 191 estão em UTI (116 na rede privada e 75 na rede pública).

Números

Dos 6.683 casos confirmados no Amazonas até este domingo, 4.072 são de Manaus (60,93%) e 2.611 do interior do estado (39,07%).

Além da capital, 52 municípios já têm casos confirmados: Manacapuru (551); Parintins (214); Iranduba (163); Itacoatiara (137); Coari (127); Maués (125); Santo Antônio do Içá (117); Tabatinga (113); Rio Preto da Eva (112); Careiro Castanho (110).

Municípios com menos de 100 casos são: Autazes (88); Presidente Figueiredo (78); São Paulo de Olivença (77); Carauari (71); Tefé (69); Benjamin Constant (41); Anori (37); Tonantins (34); Tapauá (26); Amaturá (25); Boca do Acre (24); Nova Olinda do Norte (24); Urucará (24); Lábrea (21); Maraã (18); Careiro da Várzea (16); Itapiranga (16); São Gabriel da Cachoeira (16); Manaquiri (15); Fonte Boa (13); Beruri (12); Novo Airão (12).

Com dez ou menos são: Silves (10); Novo Aripuanã (9); e Borba (8). Os municípios de Barreirinha e Manicoré têm sete casos cada um. Urucurituba tem seis casos. Caapiranga, Canutama, Codajás e Santa Isabel do Rio Negro têm cinco casos cada. Barcelos tem quatro casos. Jutaí e São Sebastião do Uatumã têm três casos cada um. Humaitá tem dois casos.

Os municípios com apenas um caso confirmado são: Anamã, Atalaia do Norte, Boa Vista do Ramos, Eirunepé, Juruá, Nhamundá.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.