Dia de São José: santo dos trabalhadores ganha maior protagonismo durante pandemia

Em Manaus, celebrações ocorrem virtualmente, mas não impedem manifestações de fé. (Reprodução/Internet)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – A comunidade católica celebra nesta sexta-feira, 19, uma das datas mais simbólicas para os fiéis que recorrem aos santos pela intercessão divina: o Dia de São José. Considerado como o santo responsável para proteger os trabalhadores e manter as famílias amparadas, São José Operário era noivo de Maria e foi o escolhido para ser o “filho terreno” de Jesus. Em Manaus, as tradicionais programações que lotam a basílica serão feitas de forma virtual neste ano, por conta da pandemia, mas não impedem que devotos pratiquem a fé e agradeçam pelo dia.

Em um momento em que as restrições sobre o funcionamento do comércio em geral predominam pelo País, gerando desemprego ou fechando empresas, a maranhense radicada na capital amazonense, Ray Viana, contou que voltou a trabalhar hoje após rogar por São José. Para ela, um retorno que ficará marcado na memória e que só concretiza o poder de intervenção do padroeiro dos trabalhadores.

PUBLICIDADE

“Só tenho a agradecer. Pois hoje no Dia de São José estou voltando a trabalhar. Estava parada desde dezembro do ano passado e isso só faz eu crer que São José intercede por todos nós. Só fico triste por não poder ir até o santuário e fazer minhas orações e nem participar da carreata”, contou Viana.

Anos de devoção

A servidora pública Vera Santos, de 59 anos, disse à REVISTA CENARIUM que é devota de São José há 25 anos após ter um pedido de emprego atendido. Desde então, ela continua no mesmo trabalho. “A data começa para mim à 0h, já começo rezando meu terço em honra a São José. Ele é muito importante, pois, se hoje sou o que sou na minha fé e espiritualidade, agradeço ele que foi quem valeu quando mais precisei e preciso, foi quem me renovou a vida. Rezo um pela manhã e outro às 18h. Todos as noites”, contou.

Vera relatou ainda que vivenciou há alguns anos um momento difícil na família, quando a cunhada estava grávida de cinco meses. “A Fernanda, minha cunhada foi fazer exames que constataram três manchas na cabeça da criança e o especialista falou que a criança poderia não resistir ou ter problemas muito sérios”, relatou.

“Meu irmão me falou a situação, então como ele sabia que todo dia 19 eu ia na primeira missa na igreja de São José, ele me contou a situação e que queria ir comigo na missa. Fomos eu ele e a esposa dele. Lá, fiz um pedido ao meu Santo amado para que se ele curasse aquela doença”, detalhou Vera.

Vera contou que é devota 25 anos por emprego, necessidade espiritual e testemunho de saúde (Arquivo Pessoal)

“A Gabriela nasceu, graças a Deus, em primeiro lugar e ao meu glorioso São José. Ela nasceu bem e sem problema nenhum, a mãe também ficou bem e as manchas sumiram. Hoje a Gabriela tem 18 anos é estudante de odontologia. Sinto-me agraciada pelas graças de São José que valeu e me vale sempre. Como sempre Rezo: ‘Oh meu glorioso São José! Nas suas maiores aflições e tribulações não foi o anjo do Senhor quem lhe Valeu? Valei-me meu São José!'”, concluiu Vera Santos.

Festa de São José

Em Manaus, a programação para São José começou às 6h desta sexta-feira, 19, com a abertura do santuário arquidiocesano São José Operário, na avenida Visconde de Porto Alegre, no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul da capital. O espaço ficará aberto ao público até as 15h. A partir das 16h, é iniciada a missa sem a presença do público e presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Leonardo Steiner. Os fiéis poderão acompanhar a solenidade pela TV Encontro das Águas, pela rádio Rio Mar e pelas redes sociais.

De acordo com o padre Daniel Cunha, pároco-reitor da igreja, a data é marcada pelos devotos de Manaus por conta da tradicional novena da “benção de São José”, iniciada há 25 anos com o padre Sérgio Lúcio. “Nosso irmão salesiano que procurou oportunizar aos fiéis do Centro da cidade onde está localizado um espaço de oração, reconhecimento e piedade ligado ao santo. A novena foi crescendo e hoje acontece em vários horários: às 6h, às 9h, às 12h, às 18h e às 19h”, destacou.

Às 17h30, começa concentração da carreata, também em frente ao santuário. Os crentes percorrerão por avenidas como a Joaquim Nabuco, Ramos Ferreira, 7 de Setembro, Leonardo Malcher e Tarumã. De acordo com Wania Braga, da equipe de organização das celebrações do santuário, a comunidade vive um momento importante da festa, que é marcada pelo ano de São José.

“Temos uma bela festa amada e querida por todos os cristãos, leigos e católicos de todo o mundo. Neste tempo de pandemia, podemos acompanhar toda a programação, celebração e atividades, que estão sendo realizadas, por meio virtual. O tema da novena de São José é ‘José com o coração de pai’. Uma figura de pai que nos protege, que nos orienta e que nos põe a servir, a trabalhar como ele, o santo protetor dos trabalhadores”, enfatizou.

Veja a programação da carreata:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.