Dia Internacional das Florestas destaca importância do alimentos
Por: Da Cenarium*
21 de março de 2025
MANAUS (AM) – No dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional das Florestas. Essa data foi criada para encorajar os países a protegerem todos os tipos de florestas e reconhecerem a importância dos alimentos e da preservação ambiental para as comunidades locais, países e para o planeta.
O tema de 2025 “florestas e alimentos”, dado pela Organização das Nações Unidas (ONU), destaca a segurança alimentar, nutrição e meios de subsistência.
Proteção da água doce
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), além de fornecer comida, combustível, renda e emprego, as florestas sustentam a fertilidade do solo, protegem os recursos hídricos e oferecem habitats para a biodiversidade, incluindo espécies polinizadoras.
Elas são essenciais para a sobrevivência de comunidades que dependem das matas, particularmente os povos indígenas, e contribuem para a mitigação das mudanças climáticas ao armazenar carbono.

Segundo a FAO, o manejo florestal sustentável também tem o potencial de melhorar a qualidade da água para mais de 1,7 bilhão de pessoas em grandes áreas urbanas, contribuindo para sua segurança alimentar e hídrica.
5 bilhões de pessoas usam produtos florestais
Já em zonas rurais, em alguns países e regiões, florestas e árvores fornecem cerca de 20% da renda das famílias, permitindo o acesso a alimentos nutritivos e dietas diversificadas, especialmente para os mais pobres.
Em muitos desses locais, mais de 2 bilhões ainda dependem da madeira e de outros combustíveis tradicionais para cozinhar, que são obtidos nas florestas.
Ao todo, a FAO estima que mais de 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo usam produtos florestais e não-madeireiros para alimentação, medicina e meios de subsistência.

Sustento e refúgio
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lembra que florestas saudáveis são essenciais para as pessoas e para o planeta. Ele destaca que elas “servem como filtro, fornecendo água e ar limpos e ajudando a regular o clima, influenciando os padrões de chuvas, refrescando áreas urbanas e absorvendo um terço das emissões de gases de efeito estufa”.
Dados da ONU confirmam que 1,6 bilhão de pessoas dependem diretamente das florestas para obter alimentos, abrigo, energia, medicamentos e renda. Guterres ressalta ainda que “muitas comunidades e povos indígenas são beneficiados” com sustento e refúgio oferecido pelas matas.

Apesar de todos os benefícios, o desmatamento global continua acontecendo em um nível alarmante: “a cada ano, são destruídos 10 milhões de hectares de florestas”, afirma o secretário-geral.

(*) Com informações da ONU News.