Dia Internacional das Florestas e Árvores: lideranças femininas ressaltam trabalho de conservação na Amazônia

As mulheres da região fazem da floresta um recurso de resistência e existência. (Reprodução/One Tree Planted)

Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – Neste domingo, 21, é celebrado o Dia Internacional das Florestas e Árvores. E como uma forma de ressaltar a conscientização sobre o tema e destacar o protagonismo de lideranças femininas atuantes em Unidades de Conservação (UC) Ambiental, a REVISTA CENARIUM entrevistou mulheres da região amazônica, que fazem da floresta um recurso de resistência e existência para preservar o meio ambiente.

Para a coordenadora do grupo de mulheres Yara Amazonas, Elisangêla Ezequiel Borges, a floresta tem um significado muito importante na Reserva de Desenvolvimento Sustentáveis (RDS), do Puranga Conquista, no Parque Estadual do Setor Sul, localizado na margem esquerda do Baixo Rio Negro.

PUBLICIDADE

Da natureza são extraídos recursos naturais para geração de renda sustentável, conforme detalha Elisângela. “A floresta para mim é meu lar. Eu moro no meio da floresta e é por meio dela que muitas pessoas, assim como eu, conseguem tirar o seu sustento e sua renda”, explicou a líder.

Já a moradora da RDS e também integrante grupo das “Yaras”, Renata Dieb, o significado da floresta remete à vida, ao lar de várias espécies e ao alimento do homem. “A floresta em si nos auxilia na forma de subsistência da população, principalmente para quem vive da colheita de sementes e frutos, tanto que a maioria das comunidades rurais e ribeirinhas vivem da floresta e de tudo o que se extrai dela, como óleos, frutos e madeira”, destacou Renata.

O açaí é uma das principais fontes de renda das mulheres da RDS. (Reprodução/Renata Dieb)

Dificuldades

Renata destacou ainda que o escoamento de produção é uma grande dificuldade enfrentada para vender os produtos. “A única forma que a gente tem é de fazer por meio fluvial e muitas vezes, fatores naturais como o temporal ou o rio muito agitado acabam atrapalhando na produção. Por isso, a maioria prefere vender seus produtos na localidade e algumas ações foram feitas para melhorar essa situação”, explicou Dieb.

Elisangêla Borges aproveitou para explicar melhor sobre essa dificuldade. “Nossos produtos têm mercado, porém os produtos por serem naturais têm o mercado extenso. A nossa maior dificuldade é uma linha de crédito para podermos aumentar nossa produção e por ser um grupo de mulheres, ainda precisamos enfrentar alguns preconceitos no processo de produção desses produtos”, ressaltou a coordenadora.

Yara Amazonas

Renata ressalta que, inicialmente, foi criado o grupo Jatobá, para incentivar a produção de produtos como shampoos, condicionadores e sabonetes. “Também construíamos artesanato a partir da atividade extrativista. Desse grupo, então, surgiu o Yara Amazonas, que também produz as mesmas coisas, mas que agora tem papel fundamental na RDS e vem fazendo um grande trabalho no combate à Covid-19”, completou Dieb.

Segundo Borges, o grupo Yara Amazonas é um conjunto de produtoras que fazem produtos extraídos da floresta como o óleo de copaíba e óleo de andiroba. “Atualmente somos um grupo de oito mulheres que são beneficiadas diretamente e mais de 40 mulheres beneficiadas indiretamente. Além disso, antes da pandemia era possível tirar um salário mínimo, mas hoje só conseguimos garantir metade de um salário”, afirmou Elisangêla.

Importância

As florestas e as árvores são extremamente importantes para o meio ambiente e também para a economia do País. Delas é possível tirar toda matéria-prima, de forma sustentável para construções, alimentos e principalmente, insumos para a produção de medicamentos.

De acordo com o biólogo e ambientalista, José Narbaes, as floresta e as árvores são as responsáveis por emitir o oxigênio que respiramos e por gerar inúmeros frutos que nos alimentam, além de ser uma das raras fontes naturais de recursos para a vida. “Dentre outros benefícios podemos citar a melhoria na qualidade de vida, o fornecimento de recursos naturais, tais como recursos madeireiros, plantas medicinais e produtos destinados a nossa alimentação; são fontes de recursos genéticos e locais de pesquisa, turismo e recreação”, afirmou.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.