Dia Internacional dos Museus: ‘visita virtual’ em casa é alternativa durante pandemia

Exposição permanente do Museu da Cidade de Manaus reproduz artigos dos mercados da cidade e os saberes tradicionais (Divulgação/Muma)

Alessandra Leite – Da Revista Cenarium

MANAUS – Os museus de todo o mundo, no contexto de funcionamento devido à pandemia de Covid-19, têm se adaptado a uma nova dinâmica. Agora é o museu quem vai visitar a residência as pessoas, dessa forma, o “Dia Internacional dos Museus” é celebrado nesta terça-feira, 18, com comparações ao famoso ditado bíblico “se a montanha não vai a Maomé, vai Maomé à montanha”. “A proposta é reinventar essa área que tanto sofreu neste período pandêmico. Portanto, neste momento, é o museu que vai até a casa das pessoas”, sintetiza o gestor do Museu da Cidade de Manaus (Muma), Leonardo Novellino.

O gestor ressalta a construção dos primeiros museus, que partiram de pequenas coleções individuais e se tornaram coleções de tribos, grupos e vilas, se desenvolvendo ao longo da história.

PUBLICIDADE

“Essas coleções foram parar nos gabinetes de curiosidades da aristocracia medieval, passando depois por uma transformação, no período neoclássico, em que as academias passaram a democratizar mais esse conhecimento, chegando até os dias de hoje, nesse novo conceito de museus que, com a pandemia, se estendeu ao virtual, às salas online, as excursões, os diálogos”, destaca Novellino.

Exposição permanente no Museu da Cidade de Manaus (Alessandra Leite/Revista Cenarium)

Circuito

O Museu da Cidade de Manaus (Muma) é um dos participantes do circuito cultural e, neste sentido dos impactos da pandemia para o segmento, traz, às 19h, quarta-feira, 19, – um debate dentro da proposta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) – “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”, com o tema “Impacto na cadeia econômica cultural com a paralisação de um museu”, com a participação de Novellino, gestor do Muma e da coordenadora Educativa do Museu da Língua Portuguesa, Marina Sartori. Os interessados podem acessar as redes sociais da Manauscult para assistir aos debates.

Debate trará à tona os impactos da paralisação de um museu na cadeia econômica cultural (Arte/Divulgação Manauscult)

Museion – o templo dedicado às musas

Do grego “museion: templo ou morada das musas”, a origem da palavra museu vem de um local de inspiração divina e de onde provinham aquelas que estimulavam a criatividade dos artistas e intelectuais. O primeiro prédio a receber esta denominação foi a Biblioteca de Alexandria, destruída no ano 640 a.C.

“Então, no dia de hoje, nós lembramos o que os antigos falavam: que os deuses pediram a Zeus para que seus grandes feitos não fossem esquecidos. Zeus então cria o museion – o templo dedicado às musas das artes e das ciências, as conquistas do engenho humano, as proezas, recebidas pelos deuses”, salienta Novellino.

Na mitologia grega, recorda, Zeus desposa Mnemosine, a deusa da memória e surgem as musas, “que serão eternamente lembradas pelos feitos do homem, do ser humano”. Voltando para o contexto atual, o gestor do Muma imagina essas musas fantásticas invadindo o mundo virtual, para onde os museus hoje se ampliam, fazendo com que esse templo sagrado passe também a habitar o mundo digital.

“A data de hoje continua sendo uma celebração, apesar de um contexto tão desfavorável com a pandemia de Covid-19, os museus se transformam, as musas se transformam. Elas também são nerds, são especialistas, engenheiras da computação, de software, de hardware, de rede, de informática, para que a memória persista, insista, não morra e esse engenho humano continue a ser lembrado”, metaforiza.

Visitas virtuais

O Museu da Cidade de Manaus segue sem previsão de abertura para visitações presenciais, devido ao cuidado com a segurança da população em meio à pandemia. Por conta disso, os interessados em apreciar o Muma poderá fazê-lo a partir do aplicativo do Museu da Cidade, que pode ser baixado na loja Play Store, nos celulares com tecnologia Android.

Os acervos também estão disponíveis no formato híbrido – um modelo que combina aulas presenciais no formato tradicional com o aprendizado online em um ambiente virtual – e no aplicativo. “É só ir lá na Play Store, fazer o download do aplicativo Museu da Cidade, que você vai ter contato com as musas, filhas da deusa da memória. É um aplicativo muito interativo, com vídeos, textos e conteúdo de mais ou menos três horas, na palma da sua mão”, explica Novellino.

Acervo do Museu da Cidade de Manaus está disponível em aplicativo na Play Store (Arte Guilherme Oliveira/Revista Cenarium)

O aplicativo está disponível nas Línguas Portuguesa e Inglesa. Para 19ª Semana de Museus, o público poderá contar com uma programação inteiramente online, nas plataformas das mídias sociais da Manauscult, como Youtube, Instagram e Facebook.

Centro Arqueológico de Manaus (CAM)

Mesmo com a entrega do prédio reformado em dezembro do ano passado, o Centro Arqueológico de Manaus (CAM) ainda não está apto a receber coleções arqueológicas, pois precisa obter uma autorização para funcionamento como reserva técnica, o que se dá somente após análise do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e publicação no Diário Oficial da União, segundo informa a arqueóloga e responsável pelo CAM, Vanessa Benedito.

“É preciso essa autorização para constatação de que o prédio possui condições mínimas para guardar acervos arqueológicos e o processo está em andamento. O órgão está aguardando que terminemos de mobiliar e equipar o espaço, para fazer a vistoria e dar prosseguimento ao processo de autorização”, explica a arqueóloga.

Com duas áreas expositivas, uma sala multiuso para palestras, minicursos, duas áreas de estudo, uma área de triagem, duas reservas técnicas, três laboratórios, incluindo o de restauro, áreas de manutenção, administrativa e banheiros, o Centro Arqueológico de Manaus aguarda as devidas autorizações para funcionar e ser mais uma opção entre os museus de Manaus, com o sentido de preservar a memória e democratizar o acesso à população.

Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana Nacional dos  Museus, de 17 a 23 de maio,  terá a participação dos museus administrados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Museus estaduais na programação

A temporada cultural deste ano tem o tema “O Futuro dos Museus: como Imaginar e Recuperar” e tem o intuito de promover um maior interesse da sociedade sobre os museus brasileiros. Integram a programação os museus Casa Eduardo Ribeiro, da Imagem e do Som do Amazonas (Misam), de Arqueologia, de Numismática, do Homem do Norte, Tiradentes, Pinacoteca do Amazonas, Seringal Vila do Paraíso e Museu do Teatro Amazonas.

Museu da Numismática fica localizado no Palacete Provincial, na praça da Polícia, Centro Histórico de Manaus (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

A maior parte das atividades será realizada online, com acesso pelo canal da SEC-AM no Youtube (Cultura AM), onde o público poderá fazer visitas virtuais, assistir às palestras e apreciar as exposições.

Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Apolo Diniz, a ideia é fazer com que a população conheça e aprecie a riqueza que os museus têm a oferecer. “Por conta da pandemia, serão realizadas visitas presenciais apenas em alguns espaços já liberados para visitação, e o restante da programação será online, pensando na segurança do público devido à pandemia de Covid-19”, explica o secretário.

O Museu Amazônico, gerido pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Museu da Cidade de Manaus, da Prefeitura de Manaus, também fazem parte do circuito. A programação completa está no site do Ibram

Confira a programação dos museus

Museu Casa Eduardo Ribeiro (Rua José Clemente, 322, Centro)
Visita Virtual – Uma Visita do Presente ao Passado, contando a história do Governador Eduardo Ribeiro
Data/hora: 17 de maio, às 9h
Acesso: YouTube (Cultura AM – https://bit.ly/33HQOYv)

Museu da Imagem e do Som do Amazonas (Praça Heliodoro Balbi, Centro)
Palestra “Recuperar e reimaginar: a memória afetiva através da imagem e do som”
Data/hora: De 17 a 23 de maio
Acesso: YouTube (Cultura AM – https://bit.ly/33HQOYv)

Passeio Cultural ao Misam
Acesso: YouTube (Cultura AM – https://bit.ly/3w1Ksiw)

Museu de Arqueologia (Praça Heliodoro Balbi, Centro)
Palestra: “Arqueologia e Museus em contexto de pandemia: o que esperar para o futuro?”
Data/hora: De 17 a 23 de maio, disponível em qualquer horário
Acesso: YouTube (Cultura AM – https://bit.ly/33HQOYv)

Museu de Numismática Bernardo Ramos (Praça Heliodoro Balbi, Centro)
Palestra “Recuperar e reimaginar: a História recente da numismática no Amazonas”, com o numismata Robervan Melo
Data/hora: De 17 a 23 de maio, disponível em qualquer horário
Acesso: YouTube (Cultura AM – https://bit.ly/33HQOYv)

Museu Tiradentes (Praça Heliodoro Balbi, Centro)
Contação de história: “Recuperar e reimaginar: a história do Museu Tiradentes em Manaus”.
Data/hora: De 17 a 23 de maio, disponível em qualquer horário
Acesso: YouTube (Cultura AM – https://bit.ly/33HQOYv)

Pinacoteca do Amazonas (Praça Heliodoro Balbi, Centro)
Exposição: “Traços Tribais”, de Noleto, com curadoria de Jandr Reis
Data/hora: De 17 a 23 de maio, disponível em qualquer horário
Acesso: YouTube (Cultura AM – https://bit.ly/33HQOYv)
Passeio Cultural à Pinacoteca do Amazonas
Acesso: YouTube (Cultura AM – https://bit.ly/3tL88Gt)

Museu do Teatro Amazonas (Avenida Eduardo Ribeiro, Centro)
Lançamento do roteiro virtual “Acervo Cultural” para conhecer o acervo histórico do Teatro com o historiador do espaço
Data/hora: 18 de maio, das 9h às 11h
Acesso: agendamento no Portal da Cultura para a visitação

Visita mediada “Voltando ao passado, conseguimos agir no futuro”, com monitores culturais caracterizados com figurino de época
Data/hora: 20 de maio, às 9h
Acesso: agendamento no Portal da Cultura para a visitação

Roteiro Turístico do Museu do Teatro Amazonas sob o olhar do guia de turismo
Data/hora: 22 de maio, às 11h30
Acesso: agendamento no Portal da Cultura para a visitação

Museu do Homem do Norte (Avenida Silves, Distrito Industrial – dentro do Centro Cultural Povos da Amazônia)
Vídeo com uma visita virtual
Data/hora: De 17 a 23 de maio, disponível em qualquer horário
Acesso: YouTube (Cultura AM – https://bit.ly/33HQOYv)

Museu Seringal Vila do Paraíso (Igarapé do São João, Tarumã)
Vídeo com uma visita virtual
Data/hora: De 17 a 23 de maio, disponível em qualquer horário
Acesso: YouTube (Cultura AM – https://bit.ly/33HQOYv)

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.