Dia Nacional da Onça-Pintada chama atenção para risco de extinção da espécie

Sendo um dos animais mais ameaçados do mundo, a onça-pintada pesa em torno de 60 a 160 quilos. (Leonardo Mercon/ Shutterstock)

Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – A onça-pintada é espécie animal símbolo da Amazônia e do pantanal e com a proximidade do dia 29 de novembro, data instituída para conscientizar e unir esforços para valorizar a importância ecológica e principalmente cultural, da espécie que se tornou marca da conservação da biodiversidade do Brasil.

A Portaria do Ministério de Meio Ambiente (MMA), nº 8, de 16 de outubro de 2018, concedeu a função de celebrar e atrair atenção especial para a preservação da espécie. Incluída no calendário de outros países, a data pretende aumentar a compreensão quanto às ameaças enfrentadas pelo animal que está criticamente em perigo, estágio que antecede a entrada da espécie na lista de animais em vias de extinção.

PUBLICIDADE

Sendo um dos animais mais ameaçados do mundo, a onça-pintada pesa em torno de 60 a 160 quilos. Atualmente não existem números exatos sobre a quantidade de onças ameaçadas no Brasil, mas a perspectiva de extinção da espécie é cada vez mais grave no decorrer dos anos.

Proteção

De acordo com o Instituto Mamirauá, associação de pesquisa e desenvolvimento sustentável que atua no Amazonas, a onça-pintada é a terceira maior espécie do mundo, atrás somente do tigre e do leão. E apesar de ser admirada pelo ser humano, o animal prefere evitar o contato, que ocorre apenas quando a espécie se sente ameaçada, quando precisa proteger seus filhotes ou seu alimento.

No ano de 2020, os incêndios florestais que atingiram o Pantanal, bioma que concentra, atualmente, a maior população de onças-pintadas do mundo, colocaram ainda mais tensão na situação de ameaça da espécie. De acordo com o Instituto Centro Vida (ICV), as onças-pintadas, além de serem ameaçadas de extinção, agora são ameaçadas também pelas queimadas.

Conforme destacado no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o felino está em estado de vulnerabilidade, sendo vítima principalmente da perda de seu habitat natural e da caça ilegal de animais silvestres.

Perigo

Segundo a Fundação SOS Mata Atlântica e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento no bioma cresceu 27,2% entre 2018 e 2019, em comparação ao mesmo período entre 2017 e 2018. A onça-pintada ocupa 19% do bioma e está criticamente em perigo. Já no Cerrado, ela ocupa 32% da savana brasileira.

Em 2016, durante a cerimônia com a tocha olímpica em Manaus, a morte da onça Juma revelou a fatalidade de uma espécie ameaçada de extinção em centros do Exército na Amazônia. O animal foi abatido com um tiro de pistola pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) logo após ser exibida no evento olímpico.

Assim como as onças, outros animais são adotados pelo órgão, após serem encontrados em cativeiros ou em poder de caçadores. Assim como Juma, outras espécies se tornam mascotes dos batalhões e são presenças cada vez mais frequentes nos desfiles militares, prática não aprovada pelos biólogos e veterinários.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.