Discriminação racial e práticas antirracistas são temas de palestra para colaboradores em shopping de Manaus

O professor Hélio Santos é um dos maiores pesquisadores sobre a temática sociorracial no Brasil (Foto: Divulgação)
Com informações da assessoria

MANAUS – Para fomentar a prática da responsabilidade social, combatendo toda a forma de discriminação, o Manauara Shopping, em parceria com o Instituto de Responsabilidade e Investimento Social (Iris), realizará, nos dias 6 e 7 de julho, mais uma edição do seu Programa de Formação, direcionado aos seus lojistas e colaboradores.

Esta edição, com o tema “Discriminação Racial e Práticas Antirracistas”, terá como palestrante o professor Hélio Santos, que além de ser um dos maiores pesquisadores sobre a temática sociorracial no Brasil e consultor de gestão da diversidade de grandes organizações privadas, é um dos fundadores do Instituto Brasileiro da Diversidade (IBD), ONG com foco na Gestão da Diversidade.

Durante o evento, serão feitas abordagens sobre questões raciais, discriminação, direitos humanos, racismo estrutural, responsabilidade social, a valorização racial no País, entre outros assuntos.

PUBLICIDADE

A programação será dividida em vários horários, utilizando diferentes metodologias: pela manhã, na quarta e quinta-feira, serão realizadas Rodas de Conversa com os colaboradores internos do shopping, com uma abordagem mais próxima, grupos pequenos e utilizando dinâmicas que trazem simulações de possíveis situações ocorridas no dia a dia laboral da equipe.

Já na quarta-feira, 6, das 17h às 19h, o professor Hélio Santos fará uma palestra voltada para os lojistas e colaboradores de lojas, trazendo um conteúdo mais voltado para este público.

“O Manauara Shopping reforça o seu compromisso social no combate a toda forma de discriminação e preconceito. O nosso Programa de Formação é um projeto focado na aprendizagem e orientação social e cidadã contínua de colaboradores internos e das lojas, visando oferecer um ambiente cada vez mais positivo e preparado para atender bem todos os frequentadores do shopping”, afirmou Isa Lucena, gerente de Marketing do Manauara Shopping.

Hélio Santos coordenou, nos anos 1990, no âmbito do governo federal, um grupo precursor que colocou na agenda pública as políticas de ação afirmativa (Políticas de Cotas) para a população negra (Foto: Divulgação)

Hélio Santos inicia a sua carreira de ativista em meados dos anos 1970, em São Paulo. Em 1984, participa da fundação da primeira iniciativa do Estado brasileiro para trabalhar a questão do negro no pós-Abolição, sendo o presidente fundador do Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo – órgão pioneiro que induziu várias iniciativas semelhantes em todo o País. Se origina daí as primeiras políticas públicas voltadas para a correção das históricas desvantagens da população negra no campo da Educação e do mercado de trabalho.

Mestre em Finanças e Doutor em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Lecionou em diversas instituições como PUC-Campinas e Universidade São Marcos no Estado de São Paulo. Atualmente, leciona na Fundação Visconde de Cairu (Salvador) no mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social.

Hélio Santos coordenou, nos anos 1990, no âmbito do governo federal um grupo precursor que colocou na agenda pública as políticas de ação afirmativa (Políticas de Cotas) para a população negra. É um dos fundadores do Instituto Brasileiro da Diversidade (IBD), ONG com foco na Gestão da Diversidade. Preside o Conselho Deliberativo do Fundo Baobá, entidade voltada para o fortalecimento das organizações que trabalham pela equidade racial no País.

Hélio Santos é mineiro de Belo Horizonte. Produziu artigos acadêmicos, ensaios jornalísticos e textos sobre uma vasta gama de tópicos referentes ao desenvolvimento sustentável e políticas públicas de inclusão. Nos últimos 5 anos, proferiu dezenas de conferências e palestras sobre aqueles temas. É autor do livro A busca de um caminho para o Brasil: a trilha do círculo vicioso, ensaio que tem como tema o desenvolvimento socioeconômico nacional com sustentabilidade (Editora Senac), 2001. Também é autor de O homem lésbico, romance em que se evidencia um tipo de homem mais adequado à sensibilidade feminina na contemporaneidade (Editora Global), 2011.

Inaugurado em abril de 2009, o Manauara Shopping tem sua temática inspirada na fauna, na flora e na cultura da Amazônia, representados em grafismos, decoração, e mobiliários que possuem acabamento com cores e materiais do artesanato local. O “Encontro das Águas” dos rios Negro e Solimões, uma das maiores atrações turísticas de Manaus, inspirou o logotipo do empreendimento e está representado na cobertura do edifício.

Com 47 mil m² de ABL, possui 234 lojas distribuídas entre os seus quatro pisos: Buriti, Açaí, Tucumã e Castanheiras. Além de 13 lojas âncoras, Magic Games – espaço de jogos e diversões eletrônicas – e um teatro com 600 lugares.

O Manauara Shopping tem certificação na ISO 14001 (Meio Ambiente) concedidas em 2012 e ISO 45 (Saúde e Segurança) concedida em 2019. Possui também o Certificado de Excelência 2016, na categoria Compras do TripAdvisor, pela boa qualidade das avaliações que recebe de clientes e visitantes e está em terceiro lugar na categoria Pontos Turísticos da cidade de Manaus.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.