Discussão entre deputados expõe sinais de racha entre Wilker Barreto e Amazonino Mendes

Durante discussão com o deputado Péricles, na Aleam, Wilker Barreto deixou em evidência uma possível racha com o até então aliado Amazonino Mendes. (Reprodução)

Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS — A discussão entre os deputados estaduais Delegado Péricles (PSL) e Wilker Barreto (Sem partido), na manhã dessa quinta-feira, 16, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), pode ter exposto a fragilidade da atual relação do ex-candidato a vice-prefeito e seu aliado, Amazonino Mendes (União Brasil).

O possível “descontentamento” de Wilker em relação ao aliado foi evidenciado quando Péricles afirmou que “nem Amazonino o queria mais por perto”. Em resposta, Wilker surpreendeu a todos ao rebater aos gritos com a seguinte frase. “Eu lá estou preocupado com Amazonino, rapaz!”, declarou o deputado de oposição para que todos ouvissem na Casa.

PUBLICIDADE

Após oficializar a desfiliação do Podemos, na última sexta-feira,10, com o envio de uma carta à Direção Nacional, Wilker Barreto está sem partido. Amazonino migrou do Podemos para o União pelo Brasil e já se apresenta como pré-candidato ao governo do Estado em 2022.

Na última corrida eleitoral, Amazonino teve Wilker como candidato a vice, mas perdeu a eleição para o atual prefeito de Manaus. À época, a indicação do nome de Wilker para vice gerou descontentamento em Amazonino, que acatou a dobradinha após imposição de Barreto, presidente do Podemos naquele momento.

Procurados pela CENARIUM, Amazonino Mendes e Wilker Barreto disseram que a relação “está boa”

Farpas

Vale ressaltar que o Delegado Péricles e Wilker Barreto têm protagonizado discussões constantes durante as últimas sessões plenárias de 2021 na Aleam. Desde quarta-feira,15, Péricles pediu vistas de um projeto de interesse de Wilker que faz oposição ao governador Wilson Lima (PSC), a troca de farpas entre os parlamentares tem sido marcada por insultos e acusações de omissão.

“Advogado do TCE [Tribunal de Contas do Estado] e do Tribunal de Justiça, deputado Wilker. Para o governo é um leão, para o TCE-AM e para o TJ-AM é uma gatinha”, declarou Péricles, ao insinuar que Wilker atua como advogado na Assembleia Legislativa do Amazonas em defesa do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) e do Tribunal de Justiça (TJ-AM).

Um dia após o desentendimento, a pauta divergente da vez foi a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Asfixia, que investiga irregularidades durante a segunda onda da pandemia de Covid-19, mas que ainda não conseguiu as assinaturas necessárias para ser instalada. Na ocasião, Delegado Péricles, autor da CPI da Asfixia, foi cobrado por Wilker pelas investigações da comissão e acusado de ser omisso no papel de investigar.

Leia também: Deputados do AM voltam a trocar insultos em sessão plenária: ‘Não fiquei fazendo teatro como o senhor’

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.