Disputa pela presidência da Câmara Municipal de Porto Velho tem um candidato


Por: Camila Pinheiro

02 de novembro de 2024
O candidato à Presidência da Câmara Municipal de Porto Velho (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)
O candidato à Presidência da Câmara Municipal de Porto Velho (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

PORTO VELHO (RO) – Na semana após a definição do novo prefeito de Porto Velho, as articulações políticas se voltaram para a escolha da próxima Mesa Diretora da Câmara Municipal da capital de Rondônia. Fontes ligadas à Casa Legislativa afirmaram à CENARIUM que um grupo 15 dos 23 parlamentares eleitos e reeleitos articulam apoio a Evanildo Ferreira (PRTB), que é pai do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), Marcelo Cruz (PRTB).

O vereador Evanildo Ferreira e o deputado estadual Marcelo Cruz (Divulgação)

Até o momento, ele é o único postulante ao cargo e forma um bloco de oposição ao atual mandatário, Márcio Pacele (Republicanos), vereador reeleito mais votado nas eleições de outubro, que ainda não definiu se disputará um novo mandato. A articulação em torno de Evanildo Ferreira também conta com a atuação do ex-vereador Edvilson Negreiros, que apesar de não ter disputado as últimas eleições por ter sido impedido pela Justiça Eleitoral, permanece como figura relevante na política municipal.

O irmão do ex-parlamentar, Gedeão (PSDB) foi um dos vereadores eleitos e está no grupo político que apoia Evanildo Ferreira. Ele foi eleito com 3.303 votos atuará na Câmara Municipal de Porto Velho entre 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2028.

Base do prefeito eleito

Além da disputa pela presidência da Câmara Municipal, os vereadores também discutem nos bastidores a relação que devem manter com o prefeito eleito Léo Moraes (Podemos). Todos parlamentares que foram eleitos para a próxima legislatura são de partidos que apoiaram a candidata Mariana Carvalho (União Brasil), derrotada no segundo turno das eleições municipais.

A habilidade do novo prefeito em manter o diálogo com um Legislativo será crucial para viabilizar suas propostas e consolidar o plano de uma gestão equilibrada e colaborativa, de acordo com fontes ouvidas pela reportagem.

Diálogo com os vereadores

À CENARIUM, a assessoria do prefeito eleito afirmou que a nova gestão será pautada pelo diálogo com os vereadores. Léo planeja a primeira reunião com o Legislativo para alinhar o que classificou como relação de cooperação, buscando evitar tensões e promover uma administração baseada na diplomacia e no entendimento democrático. Ele já declarou em entrevistas que não pretende influenciar na composição da mesa diretora para a próxima legislatura.

Já a coligação derrotada se prepara para uma atuação fiscalizadora. Em pronunciamento após o resultado eleitoral, Mariana Carvalho afirmou que monitorará o cumprimento das promessas de campanha de Moraes. Segundo fontes à CENARIUM, não há confirmação de que ela manterá conversas com os vereadores eleitos para consolidar uma base de oposição.

Leia mais: Partidos aliados de Mariana Carvalho elegem todos os vereadores em Porto Velho
Editado por Jadson Lima

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO