Diversidade: Maranhão terá ‘Semana Estadual de Enfrentamento à LGBTFobia’

Fábio Leite – Da Revista Cenarium

MANAUS — O respeito à diversidade e o debate para a garantia dos direitos da população LGBTQIA+ marcará a “Semana Estadual de Enfrentamento à LGBTFobia”, realizada entre os dias 16 a 20 de maio, em São Luís, capital do Maranhão. O tema da edição deste ano é “LGBTFOBIA não é opinião, é crime! – Aprovação do Plano Estadual de Políticas Públicas Já!”.

De acordo com estudo realizado pelos grupos Grupo Gay da Bahia e Acontece Arte e Política LGBTI+, nos últimos vinte anos mais de cinco mil pessoas com uma dessas orientações sexuais foi morta. A Semana discutirá esse assunto para encontrar formas de parar a violência, é o que garante a titular da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Costa.

“A Semana tem um papel pedagógico de promover o debate, a reflexão e possibilitar falar sobre LGBTfobia, sobre os direitos da comunidade LBGTQIA+ e discutir mecanismos para o enfrentamento dessa violência no Maranhão”, ressaltou Amanda Costa.

PUBLICIDADE

A importância de debater o assunto e buscar medidas para solucionar as demandas apresentadas pelo público é destacado pela secretária. “Dessa forma, reafirmamos o nosso compromisso de combater quaisquer tipo de violência em decorrência da orientação sexual e das identidades de gênero e fomentamos uma cultura de paz”.

O evento será realizado no mês de maio em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a LGBTFobia, comemorado dia 17 de maio, data que marca a celebração das vitórias e conquistas do segmento com a sociedade. A abertura da Semana será realizada na capital maranhense, dia 16, às 8h30, no Auditório do Edifício João Goulart.

O restante da Semana será realizado entre os dias 17 a 20, em conjunto com organizações da sociedade civil, nas cidades de Bacabal, Santa Inês, Caxias, Aldeias Altas, Raposa, Cururupu e Pindaré Mirim. O encerramento será no dia 20, com o Ato Show de Denúncia Contra a LGBTFobia, às 18h, na Praça Nauro Machado, na Praia Grande.

O evento é uma realização da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA), por meio do Comitê de Diversidade; Conselho Estadual dos Direitos das Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CEDLGBT) e Fórum ONG LGBT do Estado do Maranhão.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.