Dividida, cidade de Manaus reelege David Almeida com 54,59% dos votos
Por: Jadson Lima
27 de outubro de 2024
MANAUS (AM) – O atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), venceu a disputa do segundo turno e foi reeleito para um mandato de quatro anos, entre 1° de janeiro de 2025 e 31 de dezembro de 2028. Apoiado pelos senadores lulistas Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD), o candidato do Avante enfrentou o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Com 100% das seções totalizadas, o candidato à reeleição em Manaus obteve 54,59% dos votos válidos. Alberto Neto (PL) chegou a 45,41%. Em votos absolutos, David alcançou 576.171 votos, contra 479.297 votos do candidato do PL. O índice de abstenção no segundo turno foi de 23,39%, e representa um aumento de pouco mais de 4% em relação à primeira rodada do pleito.
Durante a campanha eleitoral, David Almeida adotou um discurso religioso para conquistar os eleitores evangélicos. “Quando Deus olha para um homem e quando um homem vê em outro homem um pastor, Deus enxerga nele um rei. Quando os homens viam em mim um cabo eleitoral [em 1996], Deus já tinha me visto prefeito“, disse Almeida em um evento de campanha no mês de agosto.

David Almeida também buscou afastar da corrida a polarização nacional protagonizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Com o apoio de senadores que integram a base de sustentação de Lula no Congresso Nacional, o prefeito afirmou que “eleição ideológica de esquerda e de direita ela é em 2026, a gente não vai antecipar para 2024”.
“Eu vou dizer bem claro pra você: ele [Alberto] não é mais de direita do que eu. Porque do jeito que ele apoia o Bolsonaro, eu também apoiei. E eu tenho apoio também de quem é de direita”, ressaltou.
Vitória em 2020
Há quatro anos, o candidato do Avante venceu a Prefeitura de Manaus contra o candidato Amazonino Mendes (PDT). Na época, David alcançou 51,27% contra 48,73% do concorrente do PDT. A abstenção no pleito anterior foi de 22,43%. Cerca de 4% dos eleitores votaram em branco e 7,64% votaram nulo.
Naquela eleição, ele firmou uma aliança com seis partidos, além do Avante. São eles: PMB, PTC, PRTB, PV, DEM e PROS.