Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
4 de dezembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Danilo Alves – Da Revista Cenarium

BELÉM (PA) – Pelo segundo ano consecutivo, o Círio de Nazaré, em Belém do Pará, terá procissões em formatos diferentes, por conta da pandemia da Covid-19. Em 2021, a programação começará nesta terça-feira, 10, e seguirá até o dia 24 de outubro. Conforme diretoria, não haverá romarias.

Nesta segunda-feira, 10, haverá a instalação de dois carros de promessas na Praça Santuário, onde permanecerão até o encerramento da festividade. Na quarta-feira, 11, será aberta a Exposição da Berlinda na Praça Santuário, com visitação da imagem peregrina, de 8h às 21h.

Cartaz deste ano do Círio de Nazaré (Foto Divulgação/ Paróquia de Nazaré)

No dia 1º de outubro, acontece a abertura do Arraial de Nazaré, no estacionamento da Basílica, seguindo os mesmos moldes do Arraial de 2020, com cerca de 30 estandes e um palco para apresentação das bandas militares. Na sexta-feira, dia 8 de outubro, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré segue, no carro-berlinda ou em um carro do Corpo de Bombeiros, para Ananindeua e Marituba, passando por grandes vias, como a Avenida Almirante Barroso e a Br-316, e retorna a Belém. Não haverá procissão.

Já no sábado, dia 9 de outubro, além da descida da imagem original do glória, haverá a missa da trasladação, no colégio Gentil Bittencourt, e mais um traslado para a Catedral Metropolitana de onde, no segundo domingo de outubro, após a missa, a imagem retorna, em carro de Bombeiros, até a Basílica.

As romarias costumam reunir multidões pelas ruas de Belém, sendo que a Grande Procissão, no segundo domingo de outubro, o público é de, aproximadamente, 2 milhões de pessoas. A diretoria da festa informou que se houver um agravamento da situação pandêmica a programação pode sofrer alterações.

Na semana do Círio
05/10- Missa solene de abertura na Basílica Santuário para apresentação do manto 2021, às 18h

07/10- Missa de apresentação do manto, às 18h

08/10- Saída do translado da imagem peregrina para Ananindeua no carro dos Bombeiros com trajeto limitado, às 8h

09/10- Às 12h, descida da imagem original do Glória; Às 18h, missa da trasladação no colégio Gentil; às 18h30, live da decoração de berlinda; Traslado da imagem peregrina para Catedral da Sé, no carro dos Bombeiros.

10/10 –Às 7h, missa solene na Catedral da Sé e traslado da imagem peregrina até a Basílica