DJ, fisiculturista, médicos e advogados: quem são as vítimas de acidente aéreo em SP


11 de agosto de 2024
DJ, fisiculturista, médicos e advogados: quem são as vítimas de acidente aéreo em SP
Vítimas do acidente aéreo em São Paulo (Composição: Weslley Santos/CENARIUM)
Da Cenarium*

SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO – A queda do voo 2238 da Voepass em Vinhedo (no interior de São Paulo) na sexta, 9, deixou 62 pessoas mortas. Entre as vítimas estão uma criança de 3 anos, uma fisiculturista, um grupo de médicos e uma advogada especializada em processos contra companhias aéreas, entre outras pessoas.

A Voepass (antiga Passaredo) divulgou a lista de vítimas no início da tarde de sexta. A aeronave seguia de Cascavel (PR) para para Guarulhos (Grande São Paulo) quando caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo.

Inicialmente, a empresa disse que eram 57 passageiros e 4 tripulantes mortos, mas nesse sábado, 10, foi incluído mais um passageiro na lista. Ao todo, 24 corpos foram resgatados e enviados para o IML, em São Paulo. Dois corpos, do piloto e do co-piloto, foram identificados.

No voo estava um grupo de médicos que viajava para um congresso em Curitiba.

Veja a seguir quem são algumas das vítimas do acidente:

José Fer (Leonel Ferreira)

Era médico radiologista e dono há 27 anos do Centro de Imagem Dr. Leonel Ferreira. Era membro do CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia) e professor assistente do curso de Medicina da Unioeste.

Leonel Ferreira era médico radiologista
Leonel Ferreira era médico radiologista – arquivo pessoal

Silvia Cristina Osaki

A veterinária Silvia Cristina Osaki é uma das vítimas do acidente com a aeronave da Voepass; Ela era professora da UFPR (Universidade Federal do Paraná) desde 2009.

A veterinária Silvia Cristina Osaki é uma das vítimas do acidente com a aeronave da Voepass
A veterinária e professora Silvia Cristina Osaki morreu no acidente aéreo em Vinhedo (SP) – @ufpr_oficial no instagram

Nélvio José Hubner e Gracinda Marina Castelo da Silva

Nélvio era procurador do município de Toledo, no Paraná. Estava casado havia 25 anos com Gracinda, que era professora da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Eles deixam três filhos.

 Nélvio José Hubner e Gracinda Marina Castelo da Silva eram casados há 25 anos e deixam três filhos
Nélvio José Hubner e Gracinda Marina Castelo da Silva eram casados há 25 anos e deixam três filhos – Arquivo Pessoal

Liz Ibba dos Santos e Rafael Fernando dos Santos

A menina de 3 anos acompanhava o pai Rafael Fernando dos Santos. Ela faria 4 anos em outubro. A criança é filha da jornalista Adriana Ibba que integra o Grupo Catve de Comunicação, em Cascavel. A mãe de Liz não estava no voo.

0
Lizz Ibba dos Santos, de 4 anos, estava em acidente do avião da Voepass; ela acompanha o pai Rafael Fernando dos Santos – Arquivo Pessoal

Debora Soper Ávila

Comissária de bordo, tinha 28 anos e era gaúcha. Formada em gestão de recursos humanos, Debora trabalhava na Voepass desde março de 2023, baseada em Fortaleza. Foi também comissária da extinta Avianca Brasil entre 2018 e 2019.

Débora Soper Ávila, 28, era comissária do voo 2283 da Voepass, que caiu em uma área residencial de Vinhedo, no interior de São Paulo Débora Soper Avila, 28,
Débora Soper Ávila, 28, era comissária do voo 2283 da Voepass, que caiu em uma área residencial de Vinhedo, no interior de São Paulo – Reprodução

Rubia Silva de Lima

Comissária de bordo e guia turística, trabalhava na VoePass há 14 anos e se descrevia nas redes sociais como uma “apaixonada pela aviação”. Tinha 41 anos. Morava com a família em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

Humberto de Campos Alencar e Silva

Era co-piloto, tinha 61 anos. Trabalhava na Voepass há cinco anos e tinha uma experiência de mais de 5 mil horas de voo.

Danilo Santos Romano

Era o piloto do voo e trabalhava na VoePass desde novembro de 2022. Anteriormente, trabalhou também na Air Astana, uma companhia do Cazaquistão e, por cinco anos, na Avianca Brasil, operando jatos de médio e grande porte. Em junho, finalizou uma pós-graduação à distância em gestão de segurança de voo na faculdade Unyleya. Era palmeirense e tinha 35 anos.

Mauro Bedin e Rosangela Maria de Oliveira

O casal era de Guaíra, no Paraná. Mauro trabalhava na Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná).

Regiclaudio Freitas e Wlisses Dutra

Os dois eram sócios de uma empresa de venda de materiais de construção em Limoeiro do Norte, no Ceará. Eles estavam no Paraná para uma convenção do setor em que atuam.

Antonio Deoclides Zini Júnior e Kharine Gavlik Pessoa Zini

Antonio era diretor da Transportadora Pra Frente Brasil, também foi ex-goleiro do Cascavel Futsal. Em nota, o time expressou luto. Kharine era formada em fisioterapia, especialista em fisioterapia cardiorrespiratória. O casal viajava junto e deixa dois filhos, de 8 e 10 anos.

Antonio Deoclides Zini Junior e da esposa Kharine Zini estavam no avião que caiu em SP
Antonio Deoclides Zini Junior e da esposa Kharine Zini estavam no avião que caiu em SP – Reprodução @Sérgio Sanderson no Facebook/Reprodução @Sérgio Sanderson no Facebook

Maria Valdete Bartnik e Renato Bartnki

O casal de Cascavel, no Paraná, costumava reunir a família aos finais de semana para fazer churrasco.

Retrato de mulher sorrindo para a foto com o braço apoiado na mesa
Maria Valdete Bartnik está entre as vítimas de acidente aéreo ORG XMIT: 8jHTbaTZ-V4Gk4z4qPB8 – Reprodução /Facebook

Mariana Belim

Tornou-se médica do Hospital do Câncer Uopeccan, em Cascavel, em 2022. A instituição disse, em rede social, que a profissional era competente e tratava os pacientes com carinho.

Ariane Risso

Desde 2023 era da equipe de residentes do Hospital do Câncer Uopeccan, em Cascavel. Segundo a instituição, a médica atendia os pacientes com dedicação e respeito.

Imagem mostra duas mulheres abraçadas. A imagem está em preto e branco e com um laço branco representado luto.
Mariana Belim e Ariane Risso, residentes de hospital no Paraná e vítimas do acidente envolvendo um avião da Voepass – Reprodução/ @uopeccan

A Sociedade Brasileira de Oncologia lamentou a morte das duas médicas. “A Sociedade, neste momento de luto, envia aos amigos e familiares de Dra. Arianne, Dra. Mariana, todos demais passageiros e tripulantes sinceras condolências“, diz nota publicada no Instagram.

Sarah Sella Langer

Médica alergista e imunologista, trabalhou no ambulatório do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e concluiu estudos sobre angioedema hereditário, dermatite atópica e genética da dermatite atópica.

Retrato de mulher sorridente com a mão apoiada no rosto
Médica Sarah Sella Langer está entre vítimas de acidente aéreo – Reprodução /Instagram

Edilson Hobold

Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), dava aulas para alunos de educação física no campus Marechal Cândido Rondon. Também era árbitro de competições de judô.

Deonir Secco

Era professor do curso de engenharia agrícola do campus de Cascavel da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).

Ronaldo Cavaliere

Era de Maceió (AL) e trabalhava como representante comercial.

O representante Ronaldo Cavalieri, de Maceió (AL), está entre as vítimas do avião que caiu em Vinhedo
O representante Ronaldo Cavalieri, de Maceió (AL), está entre as vítimas do avião que caiu em Vinhedo – Reprodução

Raquel Ribeiro Moreira

Era professora credenciada do programa de pós-graduação em Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Letras da Unioeste), no campus Cascavel.

Ana Caroline Redivo

Nutricionista, Redivo publicava conteúdo sobre saúde e alimentação em suas redes sociais. Ela também foi aluna de administração da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).

Mulher está sorrindo para foto. Ele veste roupa social. Fundo é preto.
Nutricionista Ana Redivo estava em acidente do avião da Voepass – Reprodução/ @anaredivonutri no Instagram

Hiales Carpine Fodra e Daniela Schulz

Engenheiro Agrônomo, formado na Universidade Estadual de Maringá (UEM), natural da cidade de Moreia Sales, no Paraná. Trabalhava como representante comercial de sementes. Estava com a esposa, Daniela Schulz, no avião. O casal tinha como destino final os Estados Unidos.

Daniela era fisiculturista e empresária de moda fitness. Nas redes sociais ela mostrava sua rotina de treino para mais de 16 mil seguidores. Antes de embarcar, ela gravou um vídeo em que disse “que Deus abençoe nosso dia e que Deus abençoe nosso final de semana”.

Hiales Fodra e Daniela Schulz
Hiales Fodra e Daniela Schulz – Daniela Shulz no instagram/Daniela Shulz no instagram

Adriano Daluca Bueno

Era professor da rede estadual paranaense e dava aula no colégio estadual Dario Vellozo, na cidade de Toledo. Ele completaria 48 anos no próximo domingo, 11.

Laiana Vasatta

Advogada especialista em direito civil e tributário. Trabalhava como juíza leiga no Tribunal de Justiça do Paraná e também representava clientes em ações contra companhias aéreas. Nas redes sociais gravava vídeos sobre orientações ao consumidor.

0
Laiana Vasata está entre as vítimas de acidente aéreo – Reprodução /Facebook

Maria Auxiliadora Vaz de Arruda e José Cloves de Arruda

Eram pais de Priscila Vaz de Arruda, professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A instituição decretou luto de três dias.

Mauro Sguarizi

Trabalhava como DJ e era da cidade de Guaíba, no Paraná. Era carinhosamente conhecido como Juninho pelos amigos e familiares.

Leonardo Henrique da Silva e Hadassa da Silva

Era aluno de educação física do Centro Universitário FAG, em Cascavel (PR). Fazia parte da diretoria da atlética do curso e viajava ao lado da esposa, Hadassa da Silva. Ela era ex-aluna do curso de ciências contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), no campus Cascavel.

Casal está abraçado e sorri para foto. Ela veste um vestido rosa e ele está de terno.
Hadassa Maria e Leonardo da Silva viajavam juntos em voo da Voepass – Reprodução/ @_eu_leoh via Instagram

Isabella Santana Pozzuoli

Era professora de educação física no Instituto Nossa Senhora da Piedade, no Rio de Janeiro e técnica de um time de vôlei de praia. Tinha 30 anos e torcia para o Flamengo. Isabella filmou a aeronave antes de embarcar e publicou em suas redes sociais.

Isabella Santana Pozzuoli, de 30 anos, publicou em suas redes sociais um vídeo mostrando momentos antes de embarcar no voo que caiu
Isabella Santana Pozzuoli, de 30 anos, publicou em suas redes sociais um vídeo mostrando momentos antes de embarcar no voo que caiu – Reprodução/Instagram

José Carlos Copetti

Tinha 45 anos, era gerente de logística e estava viajando a trabalho. Morava com a família no bairro Vila Branca, em Jacareí, cidade no interior de São Paulo. Ele deixa a mulher e dois filhos.

homem branco usa óculos e sorri para foto
José Carlos Copetti está entre vítimas de acidente aéreo – @copetti06 no Instagram

Adrielle Costa e Lucas Felipe Costa Camargo

Mãe e filho, eles moravam em Cascavel (PR). Adrielle era técnica num laboratório da cidade, Lucas estudava direito e era estagiário no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Além de Lucas, Adrielle teve três outros filhos e os criava sozinha. Todos são crianças entre 5 e 11 anos.

.
Adrielle Costa e Lucas Felipe Costa Camargo, vítimas do voo 2283 – Adrielle Costa no Facebook

Eliane Andrade Freire

Era farmacêutica e trabalhava como supervisora de garantia de qualidade da Prati-Donaduzzi, empresa do setor. Ela deixa uma filha.

Foto mostra mulher sorrindo.
Eliane Andrade, uma das vítimas do voo 2283, da Voepass – Reprodução/ @elianeafreire no Instagram

Raphael Bohn

Natural de Fortaleza, capital do Ceará, Raphael possuía uma empresa especializada na venda de cerâmicas e porcelanato. Ele havia ido a Cascavel, no Paraná, para participar de uma convenção de vendedores de produtos da empresa Ghel Plus, que produz pias, válvulas e lixeiras.

.
Raphael Bohne, vítima de acidente aéreo em Vinhedo (SP) – Raphael Bohne no LinkedIn

Rosana Santos Xavier

Tinha 23 anos e era moradora do bairro Jardim dos Reis, em Franco da Rocha.

Rosana Santos Xavier, 23, está entre as vítimas do avião que caiu em SP
Rosana Santos Xavier, 23, está entre as vítimas do avião que caiu em SP – @Janete Amâncio no Facebook/@Janete Amâncio no Facebook

Diogo Boeira Ávila

Tinha 42 anos e era gerente distrital de vendas da empresa farmacêutica Biolab. Ele morava em Florianópolis.

Adriana Maria Dalfavo Santos

Era cartorária em Cascavel. Ela tinha como destino final a cidade de Maceió (AL), onde iria prestar um concurso público.

Adriana Maria Dalfavo Santos era cartorária em Cascavel
Adriana Maria Dalfavo Santos era cartorária em Cascavel – Reprodução/Instagram

Thiago Almeida Paula

Natural de Fortaleza, no Ceará, Thiago trabalhava como representante comercial na área de materiais de construção, madeiras e ferragens e estava viajando para uma convenção de vendedores. Estava no avião retornando para casa em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

A governadora do RN, Fátima Bezerra (PT), lamentou a morte de Thiago, que era cearense, mas morava em Mossoró há anos. Thiago frequentava a igreja Pão da Vida, e chegou a mencionar a viagem para Cascavel, no Paraná, durante uma pregação na igreja. “Neste momento de perda profunda, a Igreja Pão da Vida envia as sinceras condolências à família do nosso irmão Thiago“, disse em nota a igreja.

homem branco sorri para foto; ele usa camisa vermelha e tem cabelo preto
Thiago Almeida Paula morava em Mossoró e estava em acidente do avião da Voepass – Arquivo Pessoal

André Armindo Michel

Tinha 52 anos e era advogado. Natural de Campo Bom (RS), ele deixa mulher e uma filha.

Constantino Thé Maia

Adicionado posteriormente à lista de passageiros pela Voepass, Constantino é a 62ª vítima confirmada. Representante comercial do Rio Grande do Norte, ele embarcou no interior do Paraná com destino ao Aeroporto de Guarulhos para, de lá, embarcar em um voo com destino a Natal.

O potiguar era casado há 25 anos e deixa duas filhas. Nas redes sociais, a governadora do Rio Grande do Norte lamentou a morte. “Acabo de receber com tristeza a confirmação que o potiguar Constantino Thé Maia, irmão do policial militar Thé Maia, também está entre as vítimas do acidente“.

foto de rosto de homem de meia idade com fundo de árvores
Constantino Thé Maia não tinha nome na lista de passageiros embarcados – Reprodução/Redes Sociais

Josgleidys Gonzalez, Joslan Perez e Maria Parra

Uma família venezuelana que tentava retornar ao país de origem estava entre os passageiros do voo 2283, da Voepass que caiu nesta sexta-feira, 9, em Vinhedo, interior de São Paulo.

Josgleidys Gonzalez viajava com a mãe, Maria Gladys Parra Holguin, e com o filho, o menino Joslan Perez.

A cadela da família, Luna, também embarcou. A Voepass confirmou a presença de um cachorro de pequeno porte entre as vítimas.

Duas mulheres, sendo uma idosa, seguram nos braços um cão de pelo branco e preto
Josgleidys Gonzalez, Maria Parra e a cadela Luna estavam no avião da Voepass que caiu em Vinhedo (SP) – Arquivo pessoal

Gracinda Marina Castelo da Silva

Era professora da área de engenharia química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A informação foi confirmada pela instituição. Ela viajava com o marido Nélvio José Hubner. A passageira tinha dupla nacionalidade, brasileira e portuguesa, segundo a Voepass.

Gracinda era uma das duas servidoras da universidade a bordo do voo. Raquel Ribeiro Moreira, professora da área de Letras, e seu marido Adriano Daluca Bueno também perderam a vida no acidente. A UTFPR decretou três dias de luto.

Denilda Acordi

Moradora de Três Barras do Paraná, saiu de Cascavel, tendo como destino final Brasília, onde iria cuidar da mãe, de 93 anos. Religiosa, Acordi era ministra da eucaristia de sua cidade. Sua família tinha um escritório de contabilidade, mas ela já havia se aposentado. Viúva, Acordi deixou três filhos, seis netos, tendo sido a irmã mais velha de nove irmãos.

Tiago Azevedo Bïler

Natural de Poá, São Paulo, Bïler era engenheiro de produção e trabalhava com a venda de produtos para a indústria. Ele estava em Cascavel em mais uma viagem a trabalho. Seu aniversário de 41 anos seria comemorado na semana que vem. Bïler deixa a mulher, Carlina Bïler, e o filho Dante, de 7 anos.

Luciano Trindade Alves

Colorista em uma fabricante de tintas, Alves morava em São Bernardo do Campo, em São Paulo. Ele estava em Cascavel a trabalho, para oferecer treinamento a uma empresa.

Miguel Arcanjo Rodrigues Junior

Nascido em Franca, morava em Osasco. Junior se formou em Relações Internacionais na USP e era também técnico em administração. Trabalhava como caixa em uma rede de supermercados.

(*) Com informações da Folhapress

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.