Dnit prevê para 2025 início de obras de ponte que liga Rondônia a Bolívia
Por: Camila Pinheiro
25 de outubro de 2024
PORTO VELHO (RO) – O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabrício Galvão, assegurou que as obras para a construção da Ponte Internacional em Guajará-Mirim (RO), que liga o Estado de Rondônia à cidade boliviana de Guayaramerin, estão previstas para começar em 2025. A construção da ponte atende a uma demanda histórica de mais de um século e representa um marco para a integração regional.
A declaração ocorreu durante uma reunião, realizada na quarta-feira, 23. O encontro visou esclarecer rumores sobre possíveis cancelamentos da licitação, que havia gerado preocupações na população local. Ficou esclarecido que o processo seguirá conforme o previsto e na próxima reunião da diretoria colegiada do DNIT, serão feitas novas deliberações para dar continuidade ao projeto.

“O Dnit precisa focar neste momento na sociedade, no resultado que essa obra representa tanto para o País quanto para o Estado de Rondônia e para a Bolívia, que é uma integração binacional”, disse Fabrício Galvão.
Ponte Internacional
A licitação para a construção da Ponte Binacional foi lançada no final do ano passado e visa conectar as regiões produtoras de ambos os países aos principais portos com acesso ao Atlântico, na bacia amazônica, e ao Pacífico, com destaque para as cidades de Arica, no Chile, e Illo, no Peru.
Com investimento inicial estimado em R$ 430 milhões e previsão de conclusão em 2027, o projeto tem como principal objetivo impulsionar o escoamento da produção em uma das áreas mais afetadas pelo desmatamento na Amazônia.

Ao facilitar o transporte de mercadorias, a nova ponte tem como uma das metas atingir a redução dos custos logísticos, beneficiando especialmente as exportações brasileiras para a China, que é o maior parceiro comercial da América do Sul.
Outras obras
Além da construção da ponte, outros projetos para a infraestrutura de Rondônia foram discutidos durante a reunião, que contou com a presença do senador do Estado Confúcio Moura (MDB-RO). Entre eles, a duplicação da BR-364, obra com o objetivo de melhorar o trânsito e a segurança na região. A empresa responsável já entregou quase todos os projetos necessários.
Outra obra discutida foi a travessia urbana de Ariquemes (RO), município localizado a 158 quilômetros de Porto Velho, que inclui a duplicação e a construção de viadutos nas intersecções da BR-364 com a BR-421. Os recursos para a obra de emendas parlamentares, de acordo com a assessoria de Moura.