Dois homens são presos por porte ilegal de arma de fogo no Amazonas
27 de abril de 2025

MANAUS (AM) – A Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) por meio das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e do 5ª Batalhão da Polícia Militar (BPM) prenderam, na noite de sexta-feira, 25, dois homens de 20 e 28 anos por porte ilegal de arma de fogo, no município de Coari, distante 363 quilômetros de Manaus. A ação foi realizada durante a operação Protetor das Fronteiras/Fronteira mais Segura, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Os policiais receberam denúncias da população informando que os homens praticavam pirataria e comercializavam entorpecentes na comunidade Furo do Lago do Pretinho. Durante o deslocamento até o local, um dos homens foi abordado em uma canoa e, durante consulta, foi comprovado que o mesmo tinha um mandado de prisão em aberto. Ele estava com arma de fogo.

Ao ser questionado sobre a atuação dos piratas na região, o homem informou aos policiais a residência onde o segundo suspeito havia escondido armas de fogo que pertenciam a um grupo criminoso.
Os agentes se deslocaram até a comunidade São Francisco de Assis e prenderam em flagrante o segundo homem, que também estava com arma de fogo. No local, foram apreendidos três espingardas e sete cartuchos. Ao ser questionado, o suspeito informou aos policiais que o armamento era utilizado por piratas do rio e narcotraficantes. A dupla e todo material apreendido foram encaminhados à 10ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Coari.
Operação Fronteira Mais Segura
A SSP-AM destaca que a Operação Fronteira Mais Segura e Protetor das Fronteiras segue intensificando o combate ao tráfico de drogas e outras atividades ilícitas na capital e no interior, reafirmando o compromisso com a segurança da população e a proteção das rotas fluviais.
Apreensões em 2024
De janeiro a dezembro de 2024, as Forças de Segurança do Amazonas, por meio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e da Polícia Civil (PC-AM) apreenderam 1.592 armas de fogo ilegais em todo o estado. Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), o número representa, em média, a apreensão diária de quatro armas.
O secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, ressaltou que a retirada dessas armas ilegais das mãos de infratores, reflete, principalmente, no combate aos homicídios e ao tráfico de drogas no estado.
“Esse é um resultado exitoso das nossas Forças de Segurança, que trabalham diariamente para prender criminosos e apreender as armas de fogo, que muitas vezes são utilizadas para o cometimento de crimes na nossa cidade. Com nossas operações estratégicas, os números mostram também redução de vários indicadores criminais”, disse o secretário.