Dona Zélia: dedicação e amor aos doces e bolos personalizados como terapia e fonte de renda

Zélia aproveitou o período pandêmico para focar na produção de bolos. (Reprodução/ Instagram)

Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS — No mundo dos sabores, aromas, texturas, massas e guloseimas, dona Zélia Maria Silva mostra todo o amor e dedicação que tem a cada encomenda realizada. A mato-grossense vive em Manaus há pelo menos 25 anos e encontrou no universo das delícias festivas além de uma terapia, um modo de garantir o sustento.

De acordo com Zélia, o trabalho como técnica em Nutrição e Logística no Distrito Industrial de Manaus foi seu principal ofício por mais de 20 anos, mas com a pandemia, a arte de fazer bolos ornamentais e doces se intensificou e, de um “plano B”, passou a ser sua principal ocupação e fonte de renda.

PUBLICIDADE

“Eu venho trabalhando com a confeitaria há muito tempo em paralelo ao Distrito. Durante o isolamento me dediquei mais e tenho prazer no que faço, bolos de aniversários, casamentos, festas em geral, até mesmo pratos mais elaborados”, conta Zélia, que já não trabalha mais no Distrito.

Bolo temático preparado por Zélia (Reprodução/ Instagram)

Desafios

Mãe de dois filhos, Zélia se esforça para manter o nível das encomendas e tudo ficar ao gosto do cliente. E por falar em clientela, ela revela que, apesar de se encontrar no mundo dos doces e dos bolos, principalmente, cada cliente conquistado é fruto do velho e bom comercial conhecido como o “boca a boca”, ainda considerada por muitos como a melhor propaganda.

“Embora eu saiba da potência da internet, a maioria das pessoas chega até mim por indicações. Tenho um Instagram, porém, há poucas publicações das lindezas que produzo, gradualmente vou trabalhando nisso”, comenta.

Durante o período mais crítico da pandemia, mesmo focada em se dedicar para as produções de bolos e doces, a confeiteira relembra as dificuldades em entrar no nicho onde já existem profissionais conhecidos. “Desde adolescência a minha família toda gosta muito desse trabalho, então não foi difícil começar, sei que temos muitas pessoas boas no mercado, mas preciso desse trabalho para o meu ganho”, afirma Zélia.

Números de contato para encomendas (Reprodução/ Divulgação)

Diferencial

Dentre os diversos sabores de bolos feitos por Zélia, o de abacaxi com coco é o considerado queridinho entre os clientes. A profissional, que preza por materiais de primeira linha e misturas feitas em casa, destaca que tem como diferencial a qualidade final de cada produto destinado aos clientes e deixa um conselho.

“Acho que quem trabalha nesse ramo ou pretende entrar, antes de tudo, precisa conhecer bem o cliente e entender o que ele está pedindo. Anote tudo e trabalhe com produtos de primeira, eu prezo pelo tradicional e meus doces são praticamente todos feitos em casa, acredito que esse cuidado faça toda a diferença”, aconselha a confeiteira que considera cada pedido um desafio de tornar o momento em algo saboroso e agradável.

Para orçamentos e encomendas, os interessados podem enviar mensagem no Instagram @ateliedafe.encomendas ou entrar em contato pelo fone/WhatsApp: (092) 99103-9989 ou 99268- 8780. Além de bolos personalizados, Zélia vende caixinhas (lembrancinhas), topo de bolo, canecas personalizadas e marmitas saudáveis.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.