Dono de embarcação é preso com animais silvestres mortos e pescado ilegal em porto de Manaus

A apreensão faz parte da Operação Horus, uma ação conjunta entre Ministério da Justiça, Exército Brasileiro e Segurança Pública do Estado do Amazonas. (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Luciana Bezerra – Da Revista Cenarium

Manaus – Uma carga com pescado ilegal e animais silvestres abatidos foi apreendida em três embarcações, duas delas não identificadas e, uma outra oriunda do município de Beruri, no Alto Solimões (a 249 quilômetros de Manaus), durante etapa da operação Hórus, do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), nesta segunda-feira, 1º. Ao todo, foram apreendidos 17 pacas, três tatus, dois tracajás, um mutum e pescados como tambaqui e pirarucu. Um homem foi preso.

De acordo com o tenente Rozival Alves, do BPAmb e responsável pela operação, a primeira apreensão ocorreu por volta das 23h de terça-feira, 30, quando os policiais, utilizando a lancha de Patrulhamento Fluvial (LPF Dessana), nas proximidades do atracamento dos barcos, no Porto da Manaus Moderna, em Manaus, abordaram duas embarcações não identificadas com as cargas. 

PUBLICIDADE
(Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Segundo o tenente, a terceira apreensão aconteceu na embarcação Tribo de Manasse’s N2A, que atracou no local, por volta das 5h40, no entanto, os policiais abordaram a embarcação por volta de 6h50.

(Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

“A carga apreendida foi encontrada no fundo falso das embarcações e como o proprietário da embarcação Tribo Manasse’s não falou o destinatário da carga, a embarcação será apreendida e o proprietário responderá por crime ambiental. Mas ainda estamos no processo de apuração”, enfatiza.

O dono da embarcação Tribo de Manasses’s N2A, Ronaldo Rodrigues Monteiro, de 41 anos, afirmou que foi enganado por um amigo. “É a primeira vez que transporto carga com essa finalidade. Fui fazer um favor para um amigo, agora, além de não receber pelo transporte, serei indiciado por crime ambiental e encaminhado para a delegacia”, disse.

 A operação Hórus é uma ação conjunta entre Ministério da Justiça, Exército Brasileiro e Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), iniciada há um mês com a finalidade de combater o tráfego ilegal de animais silvestres, tráfego de drogas e crime organizado.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.