Doria lança programa contra venda ilegal de madeira oriunda da Amazônia
11 de agosto de 2021

Com informações da VEJA
SÃO PAULO – O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta semana, que pretende intensificar, por meio de uma “força-tarefa” a compra, venda e até mesmo transporte de madeira ilegal oriunda da Amazônia.
A iniciativa de frente ampla vai contar a participação do Programa de Proteção ao Consumidor (Procon), a Polícia Ambiental (PA) e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima) paulista.
O anúncio oficial e objetivo da proposta, segundo Doria, é abranger as esferas criminal, regulatória e também defesa do consumidor, pois parte dos produtos florestais nativos circulantes no Estado paulista são oriundos do Amazonas.
De acordo com governo paulista espécies proibidas são vendidas com nomes diferentes do verdadeiro, fator que contribui indiretamente com a exploração ilegal das espécies de fauna e flora amazônicas.
Em 2019, Doria já se mostrava preocupado com a situação das queimadas na floresta amazônica. o governador comentou que no cenário internacional existe “um inconformismo muito grande” em relação às políticas ambientais brasileiras. O governador disse existir um “risco real” de retaliação por parte da União Europeia.
Leia a matéria completa no link