Doses da AstraZeneca devem continuar sendo aplicadas, segundo recomendação da OMS


12 de março de 2021
Doses da AstraZeneca devem continuar sendo aplicadas, segundo recomendação da OMS
Idosos estão sendo imunizados com doses da fabricante no Brasil (Imagem: Bruno Kelly/Reuters)

Com informações do UOL

A Organização Mundial da Saúde (OMS) não vê motivos para que países suspendam campanhas de imunização com a vacina da AstraZeneca. Mas está avaliando a situação, depois que diversos países europeus optaram por suspender a distribuição de doses por conta de suspeitas de coágulos de sangue que teriam surgido em pessoas imunizadas.

A entidade, nesta sexta-feira, insistiu que até hoje não recebeu nenhum registro de mortes relacionadas com nenhuma das vacinas aprovadas pela OMS. A organização ainda deixou claro que não há uma recomendação para que a vacinação seja suspensa. A vacina da AstraZeneca foi a principal aposta do governo brasileiro em sua campanha de imunização contra a covid-19.

Nos últimos dias Dinamarca, Noruega e Itália anunciaram a suspensão do uso da vacina de Oxford/AstraZeneca, o que acabou gerando também reações similares por parte de outros cinco países da UE. Segundo o governo dinamarquês, primeiro a tomar a decisão, a medida é preventiva para que se avalia a relação com a formação de coágulos sanguíneos nos vacinados. A suspensão vai durar duas semanas.

Ainda na quinta-feira, a Agência Europeia de Medicamentos Europa indicou que a vacina pode continuar a ser administrada, enquanto governos fazem suas investigações sobre casos encontrados de efeitos colaterais. De acordo com a agência, cerca de 30 casos foram identificados, entre 5 milhões de pessoas que receberam as doses. “Os benefícios continuam a ser maiores que os riscos”, afirmou a agência reguladora.

Nesta sexta-feira, Margaret Harris, porta-voz da OMS, insistiu que os países que suspenderam a vacina tomaram a decisão por “questões de precaução” e que não há ainda uma prova de que os coágulos estejam relacionados com a vacina. “Trata-se de uma excelente vacina. É importante continuar a usar. Mas todos os sinais de segurança devem ser investigados”, disse.

“Não há indicação para não usa-la. Não estamos recomendando que seja suspenso”, insistiu Harris. Segundo ela, o conselho técnico da OMS já recebeu os dados dos países afetados e irá tomar uma decisão nos próximos dias.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.