Doutora, quanto tempo vai durar o meu processo?

Taí… Se tem uma pergunta impossível de responder é essa e é a que mais ouvimos de nossos clientes!

Todos ficam ansiosos para sabe quanto tempo vai durar o seu processo… se vai demorar muito… em quanto tempo terão uma decisão, em quanto tempo poderão receber o que esperam ou mesmo, se livrar do processo que tanto  lhes preocupa.

Mas não há um só advogado sério neste país que possa responder esta pergunta. Sabe por quê?

PUBLICIDADE

Porque depende! Depende de tantos fatores que é impossível ter uma resposta. Vou enumerar apenas alguns para exemplificar:

Depende se o processo tramita na Justiça do Trabalho, Justiça Federal, Justiça Estadual, Juizados Especiais…

Depende da Comarca em que está tramitando…

Depende em  que Vara caiu…se é uma onde “as coisas andam mais rápido” ou outras  em que tudo é mais lento…

Depende se é um processo que necessitará ou não de perícia…

Depende se haverá recurso após a decisão… e quantos recursos terão… se termina no Tribunal de Segunda Instância ou se o processo irá para os Tribunais Superiores…

Depende se após reconhecido o direito, a parte que perdeu tem bens fáceis de serem encontrados ou se ficaremos anos procurando bens para o cliente conseguir receber o que o juiz decidiu que ele tem direito…

Em um ou outro processo, podemos até tentar dar uma estimativa. Mas nunca será precisa!

Por exemplo, podemos dizer que um processo de Juizado Especial Estadual, raramente passa de dois anos. Sim, em regra.  Mas, já tive processos que terminaram em 3 meses pois foi feito um acordo e um ou outro  que duraram aproximadamente  5 anos pois um monte de “intercorrências” ocorreu. Já pensou se respondo para meu cliente que o processo demora 2 anos e no fim, dura cinco?

 Portanto, se você perguntar ao seu advogado quanto tempo vai durar o seu processo e ele disse que não tem como dizer com precisão, confie nele porque  é a mais pura verdade!

Se você tem um amigo sofrendo com esta dúvida, envie para ele para ajudá-lo a se livrar desta ansiedade!

Flávia Oleare é advogada civilista, especialista em direito de família e sucessões. É membro da Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB/ES. Sócia do escritório Oleare e Torezani Advocacia e Consultoria (WWW.oleareetorezani.com.br) email: [email protected]

PUBLICIDADE
(*)Flávia Oleare é advogada civilista, especialista em direito de família e sucessões. É membro da Comissão de Direito de Família e Sucessóes e da Comissão de Idosos da OAB. Sócia do escritório Oleare e Torezani Advocacia e Consultoria.

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.