Dupla se inspira nas águas misteriosas do rio Negro para compor e lançar curta-metragem

Com inspiração nas águas do Negro, dupla amazonense lança curta-metragem com três videoclipes produzidos entre o Amazonas e Portugal (Divulgação)

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – Domingo, 27, o duo amazonense D’água Negra lança seu primeiro registro audiovisual. O lançamento acontecerá primeiro no Youtube e na sequência será disponibilizado nas plataformas digitais: Spotify, Deezer, Apple Music e SoundCloud. Intitulado ‘Sonho Líquido’, o curta-metragem é composto por um combo de três videoclipes produzidos entre Amazonas e Portugal.

Bruno Belchior e Clariana Arruda formam o duo D’água Negra que apresentará trabalho inédito no próximo dia 27 de dezembro (Divulgação)

Formado por Clariana Arruda e Bruno Belchior, o D’agua Negra buscou no maior afluente da margem esquerda do rio Amazonas a inspiração para compor o trabalho de estreia. Na verdade, segundo Bruno, um sonho traçou a rota dos dois. De acordo com ele, o sonho se passava em um flutuante sobre o Rio Negro e nele Bruno era convidado a mergulhar no rio.

PUBLICIDADE

Do sonho, surgiram as inquietações que deram origem às três faixas que permeiam o trabalho inédito do D’água Negra. As três músicas que compõem o combo audiovisual leva nomes que por si só, atraem dada a originalidade e conexão com o contexto da dupla. São elas: ‘Sonho Líquido’, o primeiro videoclipe. ‘Fundo Negro’, o segundo e ‘Espelho D’água’, faixa conclusiva.

Metáfora  

“Acho que esse sonho reflete de forma metafórica aquilo que a gente estava vivendo, de mergulhar em si, mergulhar dentro dos nossos processos, mergulhar em nossa história, nas nossas raízes e transformar isso em arte”, ponderou. Bruno Belchior acredita que o sonho seja uma elaboração inconsciente daquela fase da vida.

Locações e figurantes do curta-metragem ‘Sonho Líquido’, em um dos cenários mais lindos da Amazônia: o rio Negro (Divulgação)

Já Clariana Arruda entedia o sonho como pulsão do período em que os dois estudavam canto na Casa Criativa Vila Vagalume em Manaus. “Tinha muito a ver com os processos artísticos que a gente estava passando”, relatou. O sonho tinha outro diálogo interessante, onde Bruno contava que tinha medo quando mergulhava muito fundo. Clariana respondia “que era ali que ela se encontrava”.

Todo o processo de construção sensitiva culminou com a faixa ‘Sonho Líquido’, que é justamente a materialização do que foi o sonho de Bruno Belchior. A segunda, ‘Fundo Negro’, fala sobre os mistérios do Rio Negro e aborda questões como mergulho em si e introspecção, assunto em voga neste período de pandemia. Já ‘Espelho D’água’, última faixa do clipe, fala sobre relacionamentos e projeções.

Registro

O processo de registro do material seguiu regras impostas pela pandemia. Isso obrigou o distanciamento e o uso reduzido de figurantes. A produção foi dividida entre o Amazonas, onde Bruno reside e Portugal, onde mora atualmente Clariana.  Em Manaus, as cenas foram gravadas no Lago do Acajatuba, localizado no município de Iranduba ( a 19 quilômetros de Manaus).

Mergulhar na escuridão do Negro para descobrir a própria alma, esse foi o sonho que inspirou o audiovisual do D’água Negra (Divulgação)

As gravações em solo amazônida, e no contato com o rio Negro, se deram em um hotel de selva e flutuante pertencentes à família de Clariana Arruda. Foi lá que parte do sonho ganhou vida. O local é muito especial e faz parte da história do duo, relata a cantora e compositora. “A gente construiu nossa amizade ali, em contato com a natureza”, explicou Clariana.

O material faz parte do ‘Extended Play’ (EP) que o duo lançará em março de 2021, juntamente outras faixas autorais. Clariana Arruda e Bruno Belchior criaram o duo D’água Negra em setembro de 2020. Bruno Belchior é psicólogo, fotógrafo e artista. Clariana Arruda é advogada, artista e produtora musical. Os dois se conhecem desde 2014 por conta da convivência que tinham na casa de um amigo em comum.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.