E-books produzidos por professores quilombolas e indígenas são lançados no AM
Por: Ana Pastana
11 de novembro de 2024
MANAUS (AM) – Três livros digitais, e um livro físico, produzidos por professores do Amazonas foram lançados nesta segunda-feira, 11, em cerimônia no Auditório da Escola Superior de Tecnologia (EST) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
O material é o trabalho de conclusão de professores do curso de especialização “Saberes e práticas para a docência nos Anos iniciais do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa e Matemática”, incluindo docentes indígenas, quilombolas e ribeirinhos.

Os livros foram produzidos desde 2022, quando a UEA e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) assinaram convênio de parceria. A proposta é mostrar, de forma didática, planos de ensino de professores da rede estadual e municipal do ensino do Estado.
O projeto reúne trabalhos produzidos pelos professores e contêm cartilhas, manuais didáticos, planejamentos de aula, vídeo aula, dentre outros. Os livros, divididos em quatro edições, abordam Língua Portuguesa, Matemática e Pedagogia.
O vice-reitor da UEA, professor doutor Roberto Mubarac, observou que o material é rico em regionalidade por ter sido produzido por professores dos povos tradicionais, como indígenas, quilombolas e ribeirinhos.
“Os livros são materiais produzidos por professores da região, então é muito importante porque quando a gente fala em pesquisa, normalmente, a gente usa referências de fora, e às vezes o material didático não tem a ver com a realidade. Nesse livro, tem materiais de professores indígenas, quilombolas, de áreas ribeirinhas, áreas alegadas e professores de embarcações. Isso demonstra a riqueza que o Amazonas tem e foi isso que a gente quis fazer“, disse.

No formato digital, são os volumes “A Língua Portuguesa e os desafios para as práticas docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”; “Ressignificando a Matemática nas práticas docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”; e “O fazer docente na relação com as Práticas Pedagógicas inovadoras nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”; e o livro físico é o “Saberes e Práticas de Docentes em Formação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”.
Além da forma digital, os e-books também serão disponibilizado, no formato físico, nas bibliotecas das redes estaduais e municipais do ensino do Estado, além da biblioteca da UEA. Pensando em alcançar um público maior, o objetivo do lançamento em formato digital é para que as edições cheguem nos 25 mil professores espalhados por toda região amazonense.
O material também vai servir de apoio para futuros professores em formação como forma de pesquisa para demonstrar como as teorias funcionam na prática. O download dos e-books podem ser feitos por meio do site da universidade.



