Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
17 de novembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Recentemente, fui eleito pelo Prêmio Congresso em Foco como Melhor Deputado Federal de 2021. Quero dividir essa honraria com o povo amazonense, com minha família e com meus colegas parlamentares. Muito emocionado, na solenidade escolhi contar uma história ao invés de fazer um discurso.

A história começa com um casal do interior do Ceará que, para fugir da fome, migra ao interior do Amazonas, ao distante Paraná do Aduacá. Dona Mariinha e seu Manoel José, depois, resolveram rebocar sua casa flutuante até a frente da cidade de Parintins para que os filhos pudessem estudar, a única forma de oferecer um futuro a eles.

Como não existia universidade no interior do Amazonas, o filho deles, Umberto, foi para Manaus, mas havia dois problemas que o impediriam de estudar: a falta de dinheiro e de dentes. Envergonhado, foi trabalhar para comprar uma dentadura.

Umberto se formou em Direito na Universidade Federal do Amazonas, casou com a professora Graça e teve quatro filhos. Mas acabou falecendo de infarto durante uma partida de futebol, com o filho mais velho, Marcelo, então com 12 anos, à beira do campo.

Nesse dia, prometi a minha mãe que ela poderia contar comigo e que viveria para servir de exemplo aos meus irmãos mais novos. Conto essa história porque dia desses, presidindo a sessão da Câmara, recebi uma mensagem emocionada da minha mãe por estar na cadeira onde Ulisses Guimarães promulgou a Constituição de 1988.

Isso é simbólico e motivo de orgulho para mim. As Constituições limitam a transformação das maiorias em tirania da maioria sobre a minoria, estabelecem a media que pacifica a sociedade e a transforma em democracia. Nesse momento sensível do nosso País, me solidarizo com o povo brasileiro que sofre e reafirmo o meu compromisso de seguir sendo verdadeiro instrumento de transformação na vida das pessoas.

(*) Marcelo Ramos é advogado, professor de Direito Constitucional e vice-presidente da Câmara Federal.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.