‘É importante o ano inteiro’, diz publicitária sobre empresas que declaram apoio ao mês do orgulho LGBTQIA+
27 de junho de 2021
(Reprodução/alexbernardes)
Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium
MANAUS – Junho, o mês voltado para celebração do orgulho LGBTQIA+, já está quase no fim e, durante este período, grandes empresas e marcas declararam abertamente apoio e aderiram às cores que representam a comunidade em suas identidades visuais.
Marcas como Havaianas, O Boticário, Uber, Natura, Itaú, Burger King, Melissa, Renner, dentre outras, se aliaram ao ativismo LGBTQIA+.
Para a publicitária Taíz Alfaia Pacheco, de 27 anos, a iniciativa cada vez mais presente nas corporações é uma ferramenta poderosa que auxilia no combate ao preconceito presente na sociedade que compõe grande parte o público consumidor dessas empresas.
“Querendo ou não, quando as marcas apoiam a comunidade, eles atingem uma grande quantidade de pessoas, pois cada empresa tem seu público-alvo muito grande e, se cada uma fizer sua parte de levantar e disseminar essa causa, pessoas de diversos perfis acabam sendo alcançadas. Todo mundo come, compra roupa, sapato, usa cosmético, pratica algum tipo de esporte e, de certa maneira, consome e abre mais mente em relação ao assunto”, avalia Taíz.
Empresa de aplicativo móvel, Uber aderiu às cores da bandeira LGBTQIA+ (Reprodução/ Divulgação)
O mês termina, o orgulho não
Além de avaliar a iniciativa como profissional publicitária, Taíz se posiciona como membro e apoiadora das causas LGBTs. Ela ressalta que é necessário observar quais as corporações que de fato “vivem a diversidade”. Isso porque o mês do orgulho LGBTQIA+ termina, porém, a luta pelas causas e iniciativas em benefício da comunidade continuam.
“Mesmo com o peso que tem essas empresas declararem apoio para os LGTBS, é preciso olhar com cuidado qual é aliada de verdade e não somente no mês de junho, querendo visibilidade em cima disso. Eu sigo alguns artistas que são do meio e sei que, por diversas vezes, procuraram apoio em grandes companhias e são rejeitados por não se encaixar no “perfil” e, quando chega no mês da visibilidade são procurados. Fica aí o questionamento de o porquê durante 11 meses serem ‘esquecidos” e somente no mês de junho darem espaço para essa temática e artistas do meio”, questiona a publicitária.
Sobre o orgulho
Nesta segunda-feira, 28, é celebrado Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Queer, Transexuais, Intersexo, Assexuais), dentre possibilidades de identidade de gênero e orientação sexual.
A data mundialmente comemorada marca as lutas políticas pelos direitos civis da comunidade, reconhecimento, respeito à diversidade e orgulho de ser quem é sem medo e constrangimentos.
Durante o mês se intensificam ações para a importância da conscientização mundial da inclusão e acolhimento à pluralidade e ressaltar que todos devem ter direitos iguais .
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Cookies Estritamente Necessários
O cookie estritamente necessário deve estar ativado o tempo todo para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.