‘É impossível ter duas CPIs ao mesmo tempo’, diz deputado do AM ao retirar assinatura de requerimento


07 de julho de 2021
‘É impossível ter duas CPIs ao mesmo tempo’, diz deputado do AM ao retirar assinatura de requerimento
O deputado Fausto Junior (MDB-AM) (Divulgação/Aleam)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O deputado estadual Fausto Júnior (MDB-AM) anunciou na manhã desta quarta-feira, 7, que retirou a assinatura do requerimento que convocaria a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. A desistência foi feita em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e se referiu à tentativa de instalação de duas CPIs na Casa Legislativa.

O requerimento da CPI é de autoria do deputado Dermilson Chagas (Podemos) e foi assinado por Fausto na segunda-feira, 5. “Eu vou retirar a minha assinatura da CPI da Pandemia e vou aguardar que de forma amadurecida os colegas dessa casa se sentem e conversem, até porque é impossível ter duas CPIs ao mesmo tempo”, disse o deputado.

Sem a assinatura, a CPI da Pandemia ficou com seis assinaturas das oito necessárias para que a presidência da Casa leia o requerimento e instale a comissão. Já a CPI da Asfixia, cujo requerimento foi proposto pelo delegado Péricles Nascimento (PSL) nessa terça-feira, 6, tem sete assinaturas.

O deputado Fausto Junior na Assembleia Legislativa do Amazonas nesta quarta-feira, 7 (Reprodução/Youtube)

‘Racha’

A menção de Fausto se referiu à propositura de um novo requerimento, que causou desentendimento na Aleam ainda nessa terça-feira. Declarando independência aos deputados de oposição, o parlamentar afirmou não estar ligado a Eduardo Braga (MDB) e Amazonino Mendes (Podemos) e protagonizou discussão com Dermilson Chagas e com o deputado Wilker Barreto (Podemos).

“Eu não tenho que dar satisfação ao governador”, afirma Dermilson Chagas. Em resposta, o delegado declara. “Muito menos eu, você tem que dar ao Eduardo Braga, eu não tenho que dar nem ao Wilson, nem ao Eduardo Braga, nem ao Omar, essa é a nossa diferença. O senhor tem grupo político, eu sou totalmente independente”, ressaltou Péricles.

Nova investigação

Péricles surpreendeu a todos os outros deputados, incluindo seu grupo político, apresentando um novo pedido de instalação da CPI. Segundo o delegado, a comissão deve ter uma nova linha de investigação, que é voltada ao período em que faltou oxigênio em Manaus. Em contrapartida, os deputados Wilker Barreto e Dermilson Chagas pedem para que haja investigação de todo o período da pandemia da Covid-19 no Amazonas, e não somente de forma isolada.

A reportagem tentou entrar em contato com o deputado Fausto Junior via telefone e WhatsApp, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.