‘É o reconhecimento do povo do Amazonas’, diz Arthur Virgílio sobre homenagem aos 45 anos de vida pública

O evento realizado na Zona Oeste de Manaus contou com a presença de políticos, amigos, apoiadores e familiares de Arthur Virgílio (Priscilla Peixoto/CENARIUM)
Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – O pré-candidato ao Senado Arthur Virgílio Neto (PSDB) foi homenageado em uma grande festa popular, na noite desta quinta-feira, 9, pelos 45 anos de vida pública. Organizado pelo grupo ‘Amigos de Arthur Neto’, o evento realizado na Zona Oeste de Manaus contou com a presença de políticos, amigos, apoiadores e familiares de Virgílio.

“É o reconhecimento do povo do Amazonas, de que quando atuamos, atuamos bem, no Senado, defendendo a Zona Franca, uma boa política ambiental e não cedendo a ninguém. Não cheguei como deputado, lá, séculos atrás, de cabeça baixa, achando que os Estados mais ricos tinham mais talentos do que nós. O meu primeiro discurso já foi uma confusão danada, saiu no Jornal Nacional, ou seja, entrei para valer, vou entrar para valer”, declarou Arthur Virgílio, emocionado, ao fazer um balanço da carreira política.

Arthur Virgílio Neto foi homenageado por seus 45 anos de carreira (Priscilla Peixoto/CENARIUM)

Pré-candidato à única vaga para o Senado, pelo Amazonas, Arthur Virgílio Neto afirmou que, caso seja eleito e volte a ocupar o cargo, vai trabalhar em favor da Zona Franca de Manaus (ZFM) e defender o desenvolvimento de novas matrizes econômicas.

PUBLICIDADE

“Se eu voltar ao Senado, estejam certos de que vai para lá uma voz que ninguém tem força, nesse País, para calar. Eu estou lá para defender a Zona Franca, para defender novas opções de matrizes econômicas, para defender a pureza dos nossos rios. Eu estarei, lá, atento, sem temer ninguém, com o objetivo claro de defender meu Estado”, destacou.

Ataque à ZFM

Sobre os últimos ataques à Zona Franca de Manaus por parte do governo federal, Arthur Virgílio garantiu que não se toca mais no principal modelo econômico do Estado, a não ser que seja para “reformá-lo, modernizá-lo, prestigiá-lo, ou financiá-lo”.

“Não se toca mais porque se não eu vou construir forças para paralisar, quando quiser, os trabalhos do Congresso Nacional, era assim e vai ser assim. Ao mesmo tempo, tenho certeza que nós vamos ter muito trânsito e vamos mostrar que isso aqui é o paraíso do turismo cultural, paraíso da biodiversidade. Temos que colocar para funcionar a indústria da biotecnologia, que é trilionária e que acaba com a pobreza, não só do Amazonas, mas com a pobreza do Brasil inteiro”, disse Arthur ao defender a criação de novas matrizes econômicas.

“Então, é o pessoal lá do Centro-Sul, do Sul, abrir os olhos e perceberem que a riqueza do Brasil não está lá, eles já deram o que tinham que dar. A riqueza do Brasil, a única possível, a única fronteira de desenvolvimento possível para mudar o quadro social, econômico e político do Brasil está na exploração correta e sustentável daquilo que a natureza nos oferece na Amazônia”, ressaltou o pré-candidato ao Senado.

Primeira suplente

Anunciada como primeira suplente na chapa de Arthur Virgílio, Maria do Carmo ressaltou a importância da educação e agradeceu pela oportunidade. “A educação abre portas e, ao longo dessa caminhada ao lado dos meus filhos, que trabalham todos os dias conosco, testemunhamos milagres, pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela educação. Ter Arthur, no Senado, que sempre engrandeceu nosso Estado, lutou e é referência, precisamos disso”, destacou.

Maria do Carmo é empresária, professora, contadora, advogada, mestre em Direito e doutoranda em Direito. Reitora do Centro Universitário Fametro e mantenedora da Faculdade Santa Tereza. Nascida em Manaus, Maria do Carmo é uma mulher à frente do seu tempo que, desde jovem, trabalhou e empreendeu em vários setores do mercado.

Maria do Carmo será primeira suplente, no Senado, caso Arthur seja eleito (Priscilla Peixoto/CENARIUM)

Qualidades destacadas

Amazonino Mendes (Cidadania) esteve presente no evento e em seu discurso destacou as qualidades de Arthur Neto. “Um dos políticos mais corajosos da história deste País. Eu sei o quanto ele é guerreiro, lutador, corajoso, firme, talhado por Deus para dar o recado amazônico para o Senado. Tivemos, na vida, desencontros, inclusive, na carreira política, mas posso dizer a toda a comunidade que Arthur Virgílio sempre me tratou com dignidade e respeito. Foi amigo da minha saudosa mulher, sempre se mostrou intelectual, competente e capaz”, elogiou o pré-candidato ao Governo do Amazonas.

Amazonino Mendes também esteve no evento (Priscilla Peixoto/CENARIUM)

Presidente municipal do PSDB Manaus, Rosivaldo Cordovil também agradeceu a confiança e destacou o trabalho realizado por Arthur, enquanto senador da República. “Estamos numa caminhada para defender o Estado do Amazonas, estamos com uma voz altiva que sempre esteve defendendo os interesses do nosso Estado. Mesmo não estando em Brasília, Arthur defendeu nosso interesse e, principalmente, o interesse do Polo Industrial de Manaus. Nós todos estamos aqui em busca de sonhos, mas sonhos reais para o nosso povo”, disse Rosivaldo.

Carreira política

Diplomata e um dos políticos de maior prestígio, no País, o ex-ministro, ex-senador e ex-prefeito de Manaus estreou na vida pública, em 1977, quando integrou a primeira executiva jovem partidária na luta contra a ditadura, movimento capitaneado pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar instaurado em abril de 1964.

Arthur Virgílio Neto foi ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República no governo de Fernando Henrique Cardoso, deputado federal e senador por 20 anos, período em que por duas vezes foi líder do presidente FHC, no Congresso Nacional, além de ter sido líder da oposição, no Senado, por oito anos. Foi três vezes prefeito de Manaus, sua cidade natal.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.