‘É representatividade’, diz Eliane Potiguara sobre candidatura à ABL


Por: Bianca Diniz

16 de junho de 2025
‘É representatividade’, diz Eliane Potiguara sobre candidatura à ABL
Eliane Potiguara é candidata à vaga na ABL (Fotos: Ricardo OLiveira/Cenarium e Reprodução/ABL | Composição: Lucas Oliveira/Cenarium)

MANAUS (AM) – No programa Cenarium Entrevista, a primeira escritora indígena do Brasil, professora, ativista e Doutora Honoris Causa Eliane Potiguara comentou sobre sua candidatura à Academia Brasileira de Letras (ABL). A nova edição do programa foi apresentada pela jornalista Paula Litaiff.

Potiguara, cuja primeira obra “A terra é a mãe do índio” foi publicada em 1989, destacou o caráter coletivo da indicação e a importância simbólica para as mulheres indígenas. “Não sou eu, não é Eliane Potiguara que está. É toda uma gama de mulheres, de força. É uma representatividade, é uma simbologia”, declarou.

Leia também: Legado literário: jornada da indígena Eliane Potiguara na cultura brasileira

A escritora também defendeu uma literatura mais humana, capaz de transformar mentes, espíritos e pessoas. Para Eliane Potiguara, essa mudança também passa por integrar cultura, saúde e educação. “Por que não trazer mais a natureza brasileira para dentro da cura e da educação no Brasil?”, questionou Potiguara.

Assista à entrevista completa:

Editado por Marcela Leiros

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.