Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
22 de novembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml
Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – O fotógrafo Yuri Barreiros, de 23 anos, é o vencedor do Concurso Cenarium de Fotografia, realizado pela CENARIUM para homenagear o aniversário de 352 anos da capital amazonense, comemorado no dia 24 de outubro. Leitor assíduo dos conteúdos produzidos pela Agência, Yuri venceu a disputa com a fotografia, que estampou como plano de fundo o rio Negro e o Porto de Manaus.

“Olhava com assombro e tristeza a cidade que se mutilava e crescia ao mesmo tempo, afastada do porto e do rio, irreconciliável com seu passado. Essa frase de Milton Hatoum retrata bem a mensagem da foto que quisemos passar e ver esse registro sendo escolhido pela Revista Cenarium é algo muito simbólico para mim, principalmente pelo foco que é homenagear Manaus”, comenta Yuri.

À esquerda, a foto vencedora e à direita, os registros que disputaram a final do concurso (Reprodução/@cenariumam)

Inspiração e Incentivo

Há mais ou menos um ano focado em fotografias de moda e retratos, o vencedor do concurso viu na pandemia, uma chance para investir no talento, até então escondido. “Comecei em casa fotografando minha mãe e aproveitei para treinar, depois uma amiga também topou ser fotografada. Na sequência, uma amiga delas que participou do Miss Amazonas, viu e gostou do meus clicks e tenho aos poucos, trilhado essa carreira que também é nova pra mim”, conta Barreiros.

Nascido em Belém do Pará e há 16 anos morando em Manaus, o jovem leitor já teve seus clicks publicados em páginas como Vogue Itália, além de revistas internacionais de Paris, Canadá, Los Angeles, comenta a relevância de iniciativas que possibilitam a divulgação de trabalhos daqueles que estão iniciando a vida profissional.

Ensaio fotográfico realizado no Porto de Manaus (Reprodução/ @cenariumam)

“Manaus para mim significa casa, a cidade que me acolheu. Estou feliz e grato por ter a chance de eternizar na Cenarium esse registro. É importante que os veículos de comunicação promovam ações assim, revelando talentos escondidos”, ressalta o fotógrafo que compartilha os trabalhos produzidos na rede social instagram @barrerois.

Sobre o concurso

O Concurso Cenarium de Fotografia, foi anunciado de forma oficial nas redes no dia 19 de setembro. Ao todo, foram 30 fotos selecionadas para participar do concurso dividido em três etapas. Na 1ª fase os concorrentes postavam e marcavam o Instagram da @cenariumam.

Yuri Barreiros se dedica a fotografia e direção criativa de moda (Ricardo Oliveira/ Cenarium)

Na 2ª fase os registros aprovados pelos profissionais da redação passavam para a 3ª e última etapa do concurso na qual as 3 fotos mais curtidas seriam apresentadas ao júri técnico para escolher a fotografia campeã encerrando a disputa e finalizando o mês de outubro, período em que a Equipe CENARIUM preparou uma série de conteúdos para homenagear os 352 anos de Manaus.