Economista assume como ministro interino da Educação Paulo Vogel ocupará o cargo até a chegada de um nome técnico

Antonio Paulo Vogel é economista e servidor público há mais de 20 anos. (Reprodução/Internet)

Da Revista Cenarium*

O Ministério da Educação vai ser comandado, interinamente, pelo economista Antônio Paulo Vogel de Medeiros. Ele assume a pasta após a exoneração de Abraham Weintraub, que está nos Estados Unidos para ocupar um cargo na diretoria do Banco Mundial. 

Antes de assumir o ministério, Vogel ocupava o cargo de secretário-executivo, considerado o “número dois” de Weintraub. Segundo informações  do Ministério da Educação, Vogel “atua em gestão pública há mais de 20 anos, tendo, durante esse período, ocupado funções de chefia e alta direção na Secretaria do Tesouro Nacional”.

PUBLICIDADE

Ainda não há confirmações sobre o nome que assumirá o Ministério. Já foram citados o educador Antônio Freitas, pró-reitor da FGV e membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), o secretário estadual de educação do Paraná, Renato Feder, e a educadora Cláudia Costin, diretora Geral do Centro.

Perfil

No site do Ministério da Educação, o perfil de Vogel está apresentado como abaixo:

“Servidor público federal, no cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle, o secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC) é formado em Economia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e em Direito, pela Universidade de Brasília (UnB). Também possui pós-graduação em Administração Financeira, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Atua em gestão pública há mais de 20 anos, tendo, durante esse período, ocupado funções de chefia e alta direção na Secretaria do Tesouro Nacional, nos estados do Rio de Janeiro e de Goiás, na cidade de São Paulo e no governo do Distrito Federal. No Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, foi secretário de Gestão e assessor especial no Ministério da Fazenda.

Fora do serviço público, trabalhou como consultor do Banco Mundial em finanças públicas e diretor do IRB Brasil Resseguros.

Vogel participou do processo de transição do Governo Federal. Em janeiro de 2019, assumiu o cargo de secretário-executivo adjunto da Casa Civil da Presidência da República e, posteriormente, passou a fazer parte do MEC.”

(*) Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.