Éder Mauro ganha apoio de ex-candidatos que foram derrotados em Belém


Por: Fabyo Cruz

17 de outubro de 2024
Éder Mauro ganha apoio de ex-candidatos que foram derrotados em Belém
Éder Mauro e os candidatos que o apoiaram (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

BELÉM (PA) – A corrida eleitoral para a Prefeitura de Belém em 2024 ganhou novos contornos nesta semana, com o anúncio de apoios importantes ao candidato Éder Mauro (PL), que enfrenta Igor Normando (MDB) no segundo turno. Após encerrar a primeira rodada com 31,48% dos votos, o delegado e deputado federal busca ampliar sua base de apoio e agora conta com o apoio de dois ex-candidatos que ficaram pelo caminho: Jefferson Lima (Podemos) e Ítalo Abati (Novo). Normando, que conquistou 44,89% dos votos, tem o respaldo do governador Helder Barbalho.

Nessa quarta-feira, 16, Jefferson Lima, radialista e apresentador, que também disputou a prefeitura, participou de um evento em apoio a Éder Mauro, que contou com a presença de Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama e figura importante no campo conservador. Em suas redes sociais, o comunicador afirmou seu compromisso com a candidatura de Mauro, dizendo que a cidade precisa de “verdade e compromisso” e que o delegado é a melhor opção para trazer “segurança, justiça e oportunidades” para a capital paraense.

https://www.instagram.com/reel/DBNEpdsN4Lz/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

O Podemos, partido de Jefferson Lima, já havia oficializado seu apoio a Éder Mauro em uma nota divulgada dois dias antes, no dia 14. Segundo o comunicado, a decisão foi resultado de um processo interno democrático, envolvendo a direção e os filiados do partido. A nota reforça o alinhamento do partido com as propostas de Mauro, destacando o foco em segurança e o desejo de mudanças na administração da cidade.

“Essa escolha reflete o compromisso do Podemos com uma Belém mais segura, justa e atenta às necessidades da população”, diz trecho do comunicado.

Novo apoia

Outro apoio importante veio de Ítalo Abati, candidato pelo partido Novo, que fez uma declaração de apoio no dia 9 de outubro por meio das redes sociais. Em um vídeo, Abati afirmou que sua decisão foi baseada na oposição ao projeto de Igor Normando e ao que ele chamou de “perpetuação de poder e oligarquia familiar”.

https://www.instagram.com/reel/DA6ZUp7SNBe/?utm_source=ig_embed&ig_rid=ca791b1e-5383-4300-9d87-f8839cf64c1f

Embora tenha enfatizado diferenças políticas com Éder Mauro, ele destacou que o candidato bolsonarista representa a opção mais coerente para evitar uma “Belém vendida e decadente a longo prazo”. Abati fez questão de frisar que seu apoio não está ligado a negociações políticas, mas sim a uma posição pessoal e ideológica.

Apoiadores de Normando

Em 11 de outubro, o atual prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), usou o Instagram para declarar apoio ao candidato Igor Normando. Na ocasião, ele afirmou: “Hoje, diante da ameaça do bolsonarismo, decido votar em Igor Normando. Não é um cheque em branco; vamos exigir a continuidade dos programas que transformaram vidas em Belém”.

Outro apoio para Normando veio do Delegado Eguchi (PRTB), que também foi candidato no primeiro turno. Conhecido por suas posições conservadoras, Eguchi afirmou que, apesar de suas divergências ideológicas, apoia Normando por considerar que ele tem o melhor projeto para transformar Belém. “Vamos colocar Belém acima de tudo”, declarou em suas redes sociais, no dia 8 de outubro.

Pesquisa eleitoral

O primeiro levantamento divulgado após a definição dos dois candidatos que disputam o segundo turno em Belém apontou que Igor possui vantagem sobre Éder nesta segunda etapa. No dia 14 de outubro, a pesquisa realizada pelo instituto Real Time Big Data, mostrou Normando com 60% das intenções de voto, enquanto seu oponente aparece com 35% das intenções de voto.

A pesquisa também revelou que votos nulos e em branco somam 2%, enquanto 3% dos entrevistados afirmaram que não souberam ou não quiseram responder. O estudo foi realizado entre os dias 11 e 12 de outubro, ouvindo 1.000 eleitores da capital paraense. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número PA-04196/2024.

Leia mais: Psol e Eguchi apoiam Igor Normando no 2º turno em Belém
Editado por Jadson Lima

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.