EDITORIAL – Brasil ‘refazenda’, por Márcia Guimarães


03 de janeiro de 2023
EDITORIAL – Brasil ‘refazenda’, por Márcia Guimarães
(Arte: Thiago Alencar/Revista Cenarium)

Reconstrução. Substantivo feminino. Ato ou efeito de reconstruir. Reedificação parcial ou completa. Aquilo que se reconstruiu. Reconstruir: reedificar, refazer, reerguer, reorganizar, reestruturar, reformar, renovar, refundir, reconstituir, restabelecer, recompor, restaurar. Significados e sinônimos extraídos do dicionário que traduzem o momento limiar do Brasil. 

Os números da economia, meio ambiente, saúde, fome e miséria não mentem e mostram um País que fecha as portas de 2022 contando cacos a serem colados em 2023. As últimas notícias sobre os povos tradicionais e movimentos que clamam por intervenção militar também anunciam que é hora de rever políticas públicas e reafirmar a democracia, defendendo as instituições que alicerçam o estado democrático de direito.

Nesta edição, a REVISTA CENARIUM reuniu estatísticas e ouviu especialistas das áreas ambiental, econômica, social, política, lideranças indígenas e quilombolas, além de membros da equipe de transição do governo federal. Os números evidenciam resultados de anos de desmonte e de esfacelamento de políticas públicas. As opiniões apontam possíveis caminhos para a reconstrução de mecanismos que possam levar a resultados mais positivos para o País. 

São mais de 30 milhões de famintos, 62 milhões abaixo da linha da pobreza, quase 10 milhões de desempregados, perto de 80% das famílias endividadas, milhares de quilômetros quadrados devastados na Amazônia ao ano, menos recursos para órgãos ambientais e políticas públicas de imunização e de defesa dos direitos dos povos tradicionais. Faz-se urgente a reversão do quadro negativo.

Aqui, para encerrar, cometo a ousadia de comparar o momento do Brasil com um dos significados que a canção “Refazenda”, de Gilberto Gil, tem para mim. Lançada em 1975, em álbum homônimo, a letra da música traz um jogo de palavras no qual “refazenda” aparece como um trocadilho de “refazendo”, do verbo “refazer”. “Refazendo tudo. Refazenda. Refazenda toda”, escreveu Gil, ao final da canção, o que, para mim, soa com o sentido de que podemos refazer, reconstruir aquilo que parecia estar destruído. Que em 2023 possamos todos trabalhar por um Brasil “refazenda”.

O assunto foi tema de capa e especial jornalístico da nova edição da REVISTA CENARIUM do mês de dezembro de 2022. Acesse aqui para ler o conteúdo completo.

(Reprodução)

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.