EDITORIAL – Uma voz que é de muitos, por Márcia Guimarães


27 de março de 2023
EDITORIAL – Uma voz que é de muitos, por Márcia Guimarães
Edel Nazaré Santiago de Moraes (Caroline Torres)

A escolha de Edel Moraes como capa desta edição traz em si dois importantes simbolismos. O primeiro é que estamos reverberando a voz de uma mulher de trajetória inspiradora no mês de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data de lutas por equidade. E o segundo é que, ao falar, Edel ecoa as vozes de milhões de pessoas dos povos e comunidades tradicionais. 

Nascida em um açaizal, no Arquipélago de Marajó, no Pará, Edel foi a menina pobre que, aos 9 anos, se viu obrigada a viver longe dos pais para ser empregada doméstica na cidade grande, em troca de estudar. Hoje, doutoranda, ela está à frente da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural e Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A trajetória de superações pessoais, por si só, justificaria reportagem e capa. Edel é uma voz que representa muitas mulheres.

Ocorre que Edel é muito mais que uma história de superação. Forjada na vivência em comunidades extrativistas, ela carrega consigo 20 anos de lutas sociais na defesa das populações tradicionais. Do Conselho Tutelar à alfabetização de adultos, da atuação em sindicato rural ao Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), ela doa a vida em prol de mudanças que possam beneficiar a muitos. A conta é alta e Edel chora ao lembrar que as lutas custaram o preço de não ver o filho crescer. A doação às causas reforça a justificativa para nossa escolha de capa.

Povos e Comunidades Tradicionais, diz a Constituição Federal, “são grupos que possuem culturas diferentes da cultura predominante na sociedade e se reconhecem como tal”. São grupos que “ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica”, diz o Decreto Federal N.º 6.040, de 7 de fevereiro de 2000. São indígenas, quilombolas, seringueiros, castanheiros, quebradeiras de coco-de-babaçu, pescadores artesanais, marisqueiras, ribeirinhos, entre outros. São cerca de 4,5 milhões de pessoas no Brasil, ocupando, aproximadamente, 25% do território nacional, segundo Relatório do 1º Encontro Regional dos Povos e Comunidades Tradicionais, de 2008. A voz de Edel é, em sua medida, a voz de todos eles.

O assunto foi tema de capa e especial jornalístico da nova edição da REVISTA CENARIUM do mês de março de 2023. Acesse aqui para ler o conteúdo completo.
(Reprodução)

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.