Eduardo Bolsonaro encontra autoridade dos EUA que desmarcou com Haddad


Por: Cenarium*

15 de agosto de 2025
Eduardo Bolsonaro encontra autoridade dos EUA que desmarcou com Haddad
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), o secretário de Tesouro dos EUA Scott Bessent e o apresentador Paulo Figueiredo (Reprodução/Redes Sociais)

MANAUS (AM) – O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) divulgou uma foto com o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, durante um encontro realizado na última quarta-feira, 13, em Washington. A reunião ocorreu no mesmo dia em que Bessent conversaria com seu equivalente, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

“Na quarta-feira, 13 de agosto, tivemos uma excelente reunião com o Secretário do Tesouro, Scott Bessent. É uma oportunidade única poder falar sobre Brasil e Estados Unidos com alguém tão bem preparado. Obrigado, @SecScottBessent, pela receptividade e prestatividade. Que os laços de amizade entre o Brasil e os EUA se tornem ainda mais fortes”, escreveu Eduardo nas redes sociais.

Na segunda-feira, Haddad disse que a reunião que ele teria Bessent para discutir a sobretaxa de 50% imposta aos produtos vendidos pelo Brasil foi cancelada. Em entrevista à GloboNews, o ministro atribuiu o cancelamento à atuação de forças de extrema direita que mantêm interlocução com a Casa Branca e citou Eduardo Bolsonaro.

O deputado negou ter culpa pelo cancelamento. “Haddad prefere culpar terceiros pela própria incompetência, enquanto Lula só fala besteira por aí e inflama a crise diplomática”, escreveu em nota conjunta com o ex-comentarista da Jovem Pan Paulo Figueiredo, Eduardo negou interferência.

O Departamento do Tesouro dos EUA chegou a enviar ao Ministério da Fazenda brasileiro um link do aplicativo Zoom para a conversa que ocorreria entre o secretário Scott Bessent e o ministro Fernando Haddad. O tema seriam as sanções comerciais ao Brasil. Após o cancelamento da agenda, Haddad atribuiu a elementos da extrema-direita brasileira o cancelamento da agenda.

A comunicação foi transmitida por email pelo gabinete de Bessent na última terça-feira, 5, no final da tarde, à assessoria de Haddad. As negociações entre as duas partes haviam começado na véspera.

Menos de 16 horas depois, na manhã de quarta-feira, 6, houve o cancelamento abrupto da conversa, sem maiores explicações. A justificativa foi apenas de que Bessent não conseguiria mais acomodar o contato com Haddad em sua agenda. A sequência de fatos reforça a suspeita na Fazenda de que o secretário americano mudou de atitude por influência do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos EUA.

Leia mais: Moraes abre inquérito contra Eduardo Bolsonaro por obstruir investigação
(*) Com informações da Folha de São Paulo

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.