Coluna da REVISTA CENARIUM dedicada a falar, de forma dinâmica, sobre o que está em alta na cena política da Amazônia, Brasil e mundo.


Eduardo Bolsonaro renuncia e fica nos EUA em meio a crise diplomática


Por: Alinne Bindá

15 de julho de 2025
Eduardo Bolsonaro renuncia e fica nos EUA em meio a crise diplomática
O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro de costas para a bandeira do Brasil (Flickr Eduardo Bolsonaro)

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse que vai renunciar ao mandato na Câmara para morar nos Estados Unidos (EUA) em meio a crise diplomática. A decisão do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) transforma crise política interna em jogo geopolítico. Como porta-voz do bolsonarismo no exterior, ele alega “perseguição institucional”. Esse movimento do parlamentar acontece no mesmo momento em o presidente americano, Donald Trump, impôs tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, medida que Eduardo celebrou como “defesa da liberdade”. O PT reagiu ao deputado com um pedido de cassação no STF, acusando-o de “orquestrar sanções contra o Brasil”. A saída, se confirmada, enfraquece o Partido Liberal na Câmara, mas projeta a polarização política brasileira globalmente, mirando as eleições de 2026. A questão central é: até onde um político pode usar relações internacionais para pressionar seu País?

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.