Eleição brasileira no exterior registra filas de até quatro horas de espera neste domingo
30 de outubro de 2022

Com informações da Folhapress
MANAUS – Assim como aconteceu no primeiro turno, muitos brasileiros encontraram filas longas para votar em várias cidades europeias nas eleições deste domingo, 30. Em Paris, houve pessoas relatando até quatro horas de espera, enquanto em Zurique esse tempo chegou a três horas. Lisboa e Milão também são cidades que apresentam filas.
Nas redes sociais, uma brasileira chegou a filmar a aglomeração que se formava em Zurique, na Suíça, e afirmou que, apesar de ter levado 3 horas para votar, a organização estava melhor que a do primeiro turno, quando levou quatro horas na fila. Em Genebra, o segundo local de votação na Suíça, no entanto, o movimento é mais tranquilo neste domingo.
Em Milão, a fila para votar às 8h30 (horário local, 3h30 no Brasil) dava a volta na quadra do centro de eventos Milano Luiss Hub, onde aconteceu a votação. Uma eleitora que votou nesse horário esperou 1 hora e 15 minutos para entrar na seção e mais meia hora para votar. Eleitores de Lula e Bolsonaro cantavam slogans de suas campanhas de preferência, mas não havia discussões nem tumulto.

Em Paris, a professora universitária Márcia Consolim disse à Folha que a espera para votar é de quase 4 horas, e que o esquema realizado no primeiro turno, com uma zona eleitoral para toda a França, foi replicado neste segundo turno.
Ela também afirmou que os eleitores, a maioria vestidos de vermelho ou com algum adesivo ou símbolo de apoio à Lula, estão se manifestando timidamente, sem mais confusões ou problemas.
No primeiro turno, Lisboa, Londres, Paris, Milão e Berlim registraram espera de mais de uma hora. Cidade com maior número de eleitores brasileiros no exterior, a capital portuguesa ainda registrou tumulto entre grupos que apoiam Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
Nas capitais francesa, britânica e alemã, o tempo de espera chegou a ser de três horas no primeiro turno. Quando o horário de votação se encerrou em Paris, às 17h (12h em Brasília), cerca de 2.000 senhas foram distribuídas pelo consulado brasileiro para dar conta das pessoas que ainda seguia.