Eleições 2026: pesquisa mostra embate entre bolsonarismo e barbalhismo no Pará
Por: Fabyo Cruz
22 de outubro de 2025
BELÉM (PA) – Símbolos de duas forças opostas da política paraense, o deputado federal Éder Mauro (PL) — principal representante do bolsonarismo no Pará – e o ministro das Cidades, Jader Filho (MDB) – um dos herdeiros do barbalhismo, grupo mais influente do MDB no Estado – despontam como alguns dos nomes mais fortes na corrida por vagas na Câmara dos Deputados, em 2026. A constatação é de pesquisa divulgada pelo instituto Doxa que mostra a manutenção do domínio de MDB e PL, mas também o crescimento de novos nomes na Região Metropolitana de Belém (RMB), o maior colégio eleitoral da Amazônia.
Realizada entre 13 e 18 de outubro de 2025, a pesquisa ouviu quatro mil eleitores em Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Barcarena, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais. O levantamento avaliou tanto o desempenho dos atuais deputados federais quanto o potencial de pré-candidatos que pretendem disputar uma vaga na Câmara pela primeira vez.
Entre os parlamentares que já ocupam cadeira em Brasília (DF), Éder Mauro (PL) aparece na liderança, com 8,85% das intenções de voto, seguido por Dra. Alessandra Haber (MDB), com 7,82%, e José Priante (MDB), com 7,36%. O top cinco se completa com Renilce Nicodemos (MDB), com 4,68%, e Júnior Ferrari (PSD), com 3,03%.
Outros nomes foram o de Celso Sabino (2,83%), Delegado Caveira (2,16%) e Joaquim Passarinho (1,85%). Ainda assim, o levantamento revela alto índice de indecisão: 45,78% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder, e 9,41% afirmaram que votariam em branco ou nulo.

Segundo a Doxa, a bancada federal paraense foi renovada em 53% nas eleições de 2022, e a maioria dos atuais deputados deve tentar reeleição em 2026, com apenas uma parlamentar cogitando disputar a Assembleia Legislativa do Estado, Elcione Barbalho (MDB).
Jader Filho é destaque entre novos nomes
No cenário de novos pré-candidatos, o ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), filho do senador Jader Barbalho e irmão do governador Helder Barbalho, aparece como o segundo nome mais citado, com 10,60% das intenções de voto, atrás apenas do deputado estadual Bob Fllay (PRD), que lidera com 14,25%.

Em seguida está o vice-prefeito de Belém, Cássio Andrade (6,43%), o ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro (5,09%), e o deputado estadual Lu Ogawa (3,19%). A prefeita de Marituba, Patrícia Alencar, também se destaca, com 3,14%. Outros nomes lembrados foram Edmilson Rodrigues (2,67%), Cinthia Charone (2,57%) e Delegada Érica Sabino (1,85%).
Assim como no cenário dos atuais deputados, o grupo dos estreantes também enfrenta grande número de indecisos: 33,95% disseram não saber em quem votariam, e 9,31% declararam voto branco ou nulo.