Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
23 de abril de 2021

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC
Acompanhe nossas redes sociais

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS – A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) vai escolher, nos dias 10 e 11 de março, a próxima gestão da reitoria para o quadriênio 2021-2025. Pela primeira vez, a votação nas três chapas que concorrem ao pleito será de forma remota para evitar aglomerações por conta da pandemia de Covid-19.

Entre os nomes que compõem as três chapas da Ufam está o atual reitor, Sylvio Puga, que tenta a reeleição. A professora titular Andrea Waichman e do diretor da faculdade de Ciências Agrárias Marco Mendonça. O processo eleitoral será presidido pela diretora da Faculdade de Psicologia da Universidade, Iolete Ribeiro.

Processo eleitoral

Segundo a presidente, associações como a dos Docentes da Ufam (Adua), o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam), a União Estadual dos Estudantes e Associação dos pós-graduandos possuem grandes expectativas para a eleição.

“Todos estão empenhados na realização de uma consulta que expresse a vontade da comunidade universitária. Dentro de um processo transparente e com lisura”, explicou Iolete Ribeiro, sobre as diretrizes que nortearão o processo eleitoral na Universidade.

Chapas

Da esquerda para direita, o atual reitor, Sylvio Puga, no centro, Marco Mendonça, e na direita, Andrea Waichman (Reprodução/Cenarium)

Sylvio Puga

Na tentativa de reeleição, Sylvio Puga tem como vice-candidata a professora Teca Fraxe. As propostas da dupla se baseiam na continuidade da melhoria da avaliações acadêmicas, como o Índice Geral de Cursos (IGC), que posicionam a Ufam como instituição de alto rendimento no Ministério da Educação.

“Vamos buscar no próximo quadriênio que o Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Extensão, Empreendedorismo e Internacionalização, sejam cada vez mais consolidados em nossa instituição. Com inclusão social e digital, aprofundando nossa relação com saberes tradicionais dos povos da floresta”, disse Puga.

Andrea Waichman

Na chapa liderada por Andrea Waichman e Margarida Carmo, a candidata à reitora detalha que soluções para os problemas contemporâneos da sociedade têm de ser propostos pelo meio acadêmico.

“Queremos inovar de diferentes formas, construindo coletivamente uma Ufam mais eficiente, integrada, aberta para a comunidade. Queremos uma instituição que transforme o presente e ao mesmo tempo olhe e se prepare para o futuro. Uma opção concreta de ter uma instituição apartidária, porém, aberta ao diálogo”, destacou a Andrea Waichman.

Marco Mendonça

Marco Antônio de Freitas Mendonça tem como candidato a vice o professor Raimundo Ribeiro Passos, diretor do Instituto de Ciências Exatas da Instituição. O postulante a reitor afirmou que pretende promover ampliação das atividades acadêmicas à sociedade.

“Nós propomos a construção coletiva de uma Universidade que contribua com o desenvolvimento social e econômico da nossa região com uma formação cidadã. É preciso mais do que nunca lutar por uma Ufam pública, autônoma, de excelência, democrática e inclusiva”, destacou Antônio.

Eleitores

Estão aptos a votar: docentes ativos admitidos até 31 de janeiro de 2021 (efetivos, substitutos, visitantes e voluntários), docentes aposentados, técnico-administrativos em educação ativos admitidos até 31 de janeiro de 2021.

Além de técnico-administrativos em educação aposentados e discentes de graduação e pós-graduação stricto sensu e lato sensu, regularmente matriculados até 31 de janeiro de 2021. A divulgação da lista de votantes e ajustes junto às Pró-Reitorias será realizada no dia 25 de fevereiro.

Validação de credenciais

De 3 a 8 de março será o período de validação das credenciais da Comunidade Acadêmica. O eleitor deverá acessar o link específico de sua categoria e, após sua identificação por meio de CPF, aplicará sua senha Ecampus, adentrando à cédula virtual de votação, onde processará seu voto com a devida confirmação.

O nome do eleitor deverá constar obrigatoriamente na lista de participantes da Consulta no segmento correspondente. A recepção de votos ocorrerá no período de 9h do primeiro dia até as 19h do segundo dia de votação, em ambos os turnos (caso haja segundo turno).

Cronograma

Segundo o cronograma da Consulta à Comunidade Universitária, o resultado do 1º turno está previsto para ser divulgado no dia 15 de março. Se houver segundo turno, o resultado do respectivo turno será apresentado no dia 25 de março.

O resultado final da consulta será publicado no dia 29 de março e a divulgação do resultado tanto à Comunidade Acadêmica quanto ao Conselho Universitário (Consuni) será realizada no dia 29 de março.

Votação virtual

Segundo o diretor do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação, Jorge Carlos Magno, a infraestrutura necessária para a realização do pleito está sendo montada a partir da utilização do Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas (Saele).

Pela primeira vez a votação será realizada integralmente em plataforma remota, tanto em Manaus quanto nas Unidades acadêmicas fora da sede, entre os três segmentos da comunidade universitária.

“É um sistema disponível no Portal de Software Público do governo federal desde 2011, que já possui uma consolidação de anos nos aspectos de transparência, imparcialidade, versatilidade e segurança, já experimentada pela nossa instituição na recente eleição dos membros dos Conselhos Superiores”, explicou Jorge Carlos.

Votação

Para a votação eletrônica que irá ocorrer nos dias 10 e 11 de março, serão disponibilizados link e informações nos sites da Associação de Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua) e do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Amazonas (Sintesam).

Será considerada eleita a chapa que obtiver mais de 50% do percentual de pontos, conforme cálculo descrito no Regimento da Comissão de Consulta à Comunidade Universitária.

Se nenhuma chapa alcançar o índice previsto neste item, será realizada eleição em segundo turno, nos dias 24 e 25 de março, concorrendo as duas chapas mais votadas e será considerada eleita, em segundo turno, a chapa que obtiver o maior percentual de pontos, conforme estabelecido no Regimento da Comissão.

Confira os editais e regras

Edital-01-2021

Regimento-da-Consulta-a-Comunidade-Universitaria-da-UFAM.docx