Em atual levantamento no sistema do STF, senador Eduardo Braga aparece como réu em 12 processos


20 de março de 2021
Em atual levantamento no sistema do STF, senador Eduardo Braga aparece como réu em 12 processos
Conforme informações do STF obtidas pelo site O Poder, existem pelo menos 37 processos na instância superior onde aparece o nome de Eduardo Braga (Marcos Oliveira/Agência Senado

Com informações do O Poder

MANAUS – O senador da República, Eduardo Braga (MDB), que é pré-candidato ao cargo de governador do Amazonas no pleito de 2022, figura em 12 processos no Supremo Tribunal Federal (STF), tanto como réu quanto como investigado e requerido.

Conforme informações do STF obtidas pelo site O Poder, existem pelo menos 37 processos na instância superior onde aparece o nome de Eduardo Braga. No entanto, em alguns deles, o parlamentar é apenas requerente contra outras partes.

Um dos processos que mais chama atenção, é o que Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF), em 2019, abriram um Inquérito Policial (IPL), por meio, de uma investigação da operação ‘Lava Jato’ e, além de Braga, a empresa Rico Táxi-Aéreo, a ex-presidente da República, Dilma Rouseff (PT), dentre outros senadores da época e empresas, por conta de uma possível simulação de notas fiscais, onde foram pagos R$ 6 milhões.

Lista dos 12 processos em que o senador Eduardo Braga virou réu (Reprodução/Internet)

O senador, na época do ocorrido, era líder do MDB no Senado Federal. O processo ainda está em andamento no STF, onde o relator é o ministro Edson Fachin.

Em outro caso, o empresário Geraldo Francisco de Canindé Lobo, do Estado de Góias, solicitou junto ao STF, o afastamento de 45 senadores de seus cargos, dentre eles estava Braga.

A motivação para os pedidos de afastamento é desconhecida, uma vez que a petição não se encontra disponível para consulta, porém, o ministro Fachin decidiu encaminhar o processo para Justiça Federal.

Jogada

Eduardo Braga está fazendo alianças para chegar ao Governo do Amazonas novamente. A movimentação política dentro da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), onde o deputado estadual Delegado Péricles (PSL) mudou do bloco partidário de direita e juntou-se ao MDB, demonstra a nova junção política em andamento.

Há algumas semanas atrás, Braga e o deputado federal Delegado Pablo (PSL) também fizeram um almoço com prefeitos do interior do Estado visando a propositura de emendas parlamentares, e também ‘de olho’ ao pleito de 2022. Os dois postaram em redes sociais a reunião política, em Brasília.

Nesta semana, o deputado estadual Dermilson Chagas (Podemos) discursou no plenário a favor de Braga e demonstrou que o tabuleiro de xadrez para as próximas eleições já está em andamento.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.