Em Belém, senador Contarato comenta críticas ao ‘PL da Devastação’


Por: Fabyo Cruz

05 de junho de 2025
Em Belém, senador Contarato comenta críticas ao ‘PL da Devastação’
Senador Fabiano Contarato é presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado (Fabyo Cruz/CENARIUM)

MANAUS (AM) – Durante passagem por Belém (PA), nesta quinta-feira, 5, o presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal, Fabiano Contarato (PT-ES), defendeu o diálogo entre a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico com responsabilidade social. À CENARIUM, o parlamentar também comentou as reações ao Projeto de Lei (PL) 2.159/2021, chamado por ambientalistas de “PL da Devastação”.

Na passagem pela capital paraense, o senador discutiu os preparativos para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) e reafirmou o papel do Senado no debate climático. Contarato participou do Encontro Nacional de Presidentes das Comissões de Meio Ambiente do Legislativo Estadual, promovido pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O evento ocorre no ano em que Belém se prepara para sediar a COP30, em novembro.

Encontro Nacional de Presidentes das Comissões de Meio Ambiente do Legislativo Estadual (Fabyo Cruz/CENARIUM)

Questionado sobre a mobilização de ambientalistas contra o PL, Contarato disse que pautar o texto foi um compromisso com o processo democrático, ainda que ele discorde de trechos da proposta. “Eu não teria honestidade intelectual se não pautasse um projeto que é de interesse nacional. Discordar de partes não me autoriza travar a discussão. Na democracia, a decisão da maioria deve prevalecer”, afirmou. “Minha consciência está tranquila”, disse Contarato sobre pauta polêmica no Senado.

Contarato ponderou que o Brasil precisa caminhar com equilíbrio. “Não posso ter um comportamento extremado, nem para um lado nem para o outro. É preciso andar de mãos dadas com a preservação ambiental, mas com responsabilidade social também. A população precisa de dignidade e acesso aos direitos garantidos pela Constituição”, disse o senador.

Mesmo diante das críticas, o parlamentar do PT reforçou que a CMA cumpre seu papel institucional. “Nossa comissão está aberta ao diálogo e comprometida com o futuro do País. Mas a democracia exige respeito às decisões da maioria”, concluiu.

COP30

O parlamentar também falou com entusiasmo sobre os preparativos da COP30, que terá Belém (PA) como sede do evento em novembro deste ano. “O mundo vai ter a oportunidade de ver a realidade que nós vivemos: as comunidades ribeirinhas, os povos indígenas, os quilombolas, as populações tradicionais”, afirmou Contarato à CENARIUM.

O presidente comentou, ainda, sobre a criação da subcomissão no Senado para acompanhar as obras e os investimentos voltados ao evento climático, presidida pela senadora Leila Barros (PDT-DF). “Estou extremamente animado com o que vi até agora. O governo do Estado [do Pará], a Alepa e as instituições vão dar uma resposta positiva ao mundo. Vamos mostrar que o Brasil é capaz de fazer uma COP histórica”, declarou.

Após participar do Encontro Nacional de Presidentes das Comissões de Meio Ambiente do Legislativo Estadual, o parlamentar capixaba participou de uma vistoria às obras da COP30, ao lado do senador paraense Beto Faro (PT). Eles foram recebidos pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), no Porto Futuro II e participaram de um plantio de árvores no Parque da Cidade, lugar que receberá as zonas azul e verde da COP30.

Leia mais: Em ano de COP30, dois senadores do Pará votam a favor de ‘PL da Devastação’
Editado por Jadson Lima

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.