Em Brasília, Flávio Dino recebe Colar do Mérito do Tribunal de Contas do Amazonas
22 de novembro de 2025

MANAUS (AM) – A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, e o corregedor da Corte de Contas, conselheiro Josué Cláudio Neto, entregaram, na quarta-feira, 19, em Brasília (DF), o Colar do Mérito de Contas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino.
O Colar do Mérito de Contas é a mais alta honraria do TCE-AM e foi concedida ao ministro por indicação do conselheiro Josué Cláudio Neto.
A condecoração estava prevista para a solenidade oficial realizada no dia 14 de novembro, no Auditório Franco de Sá, no TCE-AM, em Manaus (AM), mas, diante da impossibilidade de o ministro comparecer, o Tribunal levou a homenagem até ele.

A conselheira-presidente Yara Lins destacou que a entrega da honraria em Brasília reforça o compromisso institucional do Tribunal com o reconhecimento de trajetórias que fortalecem o serviço público.
“O Colar do Mérito simboliza a integridade, o respeito ao bem público e a dedicação de quem transforma a administração pública. Homenagear o ministro Flávio Dino é reconhecer uma carreira marcada por compromisso, coragem e responsabilidade com o País”, afirmou.
O conselheiro Josué Cláudio Neto ressaltou o percurso multifacetado de Dino na vida pública. “O ministro Flávio Dino construiu uma trajetória rara: juiz federal, deputado, gestor, governador, ministro de Estado e agora ministro do STF. É uma vida dedicada ao Direito, à democracia e ao aperfeiçoamento das instituições. A homenagem é o símbolo da admiração e respeito que o TCE-AM tem da trajetória que o ministro traçou no serviço público”, disse.
Trajetória
Flávio Dino foi juiz federal por mais de uma década, deputado federal, presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), governador do Maranhão por dois mandatos e ministro da Justiça. Em 2024, assumiu uma cadeira no Supremo Tribunal Federal, consolidando uma carreira de destaque nos três poderes da República.
Sobre o Colar do Mérito de Contas
Instituído pela Resolução nº 01/2005, o Colar do Mérito é a condecoração máxima do TCE-AM, destinada a personalidades que contribuíram de forma relevante para a administração pública e o desenvolvimento do Amazonas.
Na solenidade realizada em Manaus em 14 de novembro, 21 autoridades receberam a distinção, entre parlamentares, magistrados, gestores públicos, representantes de instituições civis e militares e líderes regionais.