‘Em fase final’, aponta CBMAM sobre maior incêndio registrado em Manaus


Por: Bianca Diniz

07 de agosto de 2025
‘Em fase final’, aponta CBMAM sobre maior incêndio registrado em Manaus
O comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz (Fotos: Reprodução/Secom | Composição: Lucas Oliveira

MANAUS (AM) – O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informou, nesta quinta-feira, 7, que entrou na fase final de rescaldo o combate ao incêndio de grandes proporções na fábrica da Effa Motors, no Distrito Industrial 2, em Manaus. Após três dias de operação, o fogo foi oficialmente confinado e extinto. Segundo as autoridades, este foi o maior incêndio já combatido na capital amazonense.

De acordo com o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, a ação rápida foi resultado da integração entre os órgãos públicos. “Incêndios dessa magnitude, em outros locais, levam em média de cinco a seis dias para chegar ao início do rescaldo. Nós conseguimos isso em pouco mais de 40 horas. Foi um trabalho extremamente difícil, mas eficiente”, afirma.

As chamas atingiram materiais altamente inflamáveis e tóxicos, como veículos, pneus, solventes e polímeros industriais, o que aumentou a complexidade da operação. Mais de 200 bombeiros militares, 26 viaturas e recursos tecnológicos como Líquido Gerador de Espuma (LGE) e drones de combate a incêndio foram empregados no enfrentamento das chamas.

Incêndio durou cerca de 40 horas (Ricardo Oliveira/CENARIUM)

O fogo teve início por volta das 12h de terça-feira e atingiu parte da empresa Valfilm, fábrica especializada em embalagens plásticas flexíveis, parte do grupo Valgroup. Uma funcionária, identificada como Letícia Gomes, de 21 anos, e que está grávida de dois meses, sofreu queimaduras de terceiro grau e precisou ser atendida em uma unidade hospitalar.

A Effa Motors é a única montadora brasileira de utilitários com fábrica própria. Com 120 funcionários divididos em dois turnos, a empresa planejava alcançar a produção de 15 mil veículos por ano até 2030. A linha de montagem da fábrica, atingida pelo incêndio, inclui três modelos de utilitários: cabine simples, cabine dupla e furgão, todos destinados ao transporte de carga. A unidade está instalada na Zona Franca de Manaus desde 2007 e iniciou a fabricação de veículos utilitários em 2014.

Suframa lamenta

O superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, classificou como “traumático” o incêndio de grandes proporções que atingiu as instalações da empresa Effa Motors, na Avenida Flamboyant, no Distrito Industrial II, em Manaus. A declaração foi feita na manhã desta quarta-feira, 6, durante visita do superintendente ao local do sinistro. Para Saraiva, o impacto do incêndio representa uma perda significativa para o setor industrial do Amazonas.

“É a perda de uma empresa importante. Isso é sempre muito traumático. Nós ainda não podemos avaliar a extensão disso para o Polo Industrial de Manaus, porque todos nós estamos muito entristecidos com o ocorrido. O momento agora é de cautela e de apoio à diretoria da Effa”, disse o dirigente em declaração à imprensa.

Leia mais: ‘Traumático’, diz superintendente da Suframa sobre incêndio que destruiu fábrica em Manaus
Editado por Adrisa De Góes

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.