Em liminar, MPF pede que União mande força militar para segurança de comunidade indígena


12 de maio de 2021
Em liminar, MPF pede que União mande força militar para segurança de comunidade indígena
O objetivo é zelar pela segurança da população local e defender possíveis novos ataques por parte de garimpeiros (Reprodução/ICMBio)

Com informações da assessoria

MANAUS – O Ministério Público Federal (MPF) ingressou na Justiça com pedido de liminar para que a União destaque, imediatamente, tropa policial e/ou militar para permanência ininterrupta, vinte e quatro horas por dia, na comunidade indígena Palimiu, na Terra Indígena Yanomami (TIY). O objetivo é zelar pela segurança da população local e defender possíveis novos ataques por parte de garimpeiros.

O pedido foi feito dentro da Ação Civil Pública (ACP) ajuizada no ano passado pelo MPF em Roraima, que pede a total desintrusão de garimpeiros na TIY. Esta ação já está em fase de execução na Justiça Federal, e os autos estão sob sigilo.

As forças militares devem permanecer na comunidade até que seja implementado o plano emergencial determinado dentro da ACP e até que a União demonstre, no processo, a extrusão de todos os garimpos situados num raio de 100 km da comunidade.

O MPF/RR requer ainda que a efetiva implementação da força de segurança seja realizada no prazo máximo de 24 horas. Deve ser determinado também que o Ibama e Funai atuem conjuntamente com as forças militares da União no combate a ilícitos ambientais, no contato e proteção às comunidades indígenas e na extrusão de garimpeiros ilegais, no âmbito de suas atribuições.

Por fim, o Ministério Público pediu a fixação de multa diária para o caso de descumprimento do prazo de execução da medida ou para o caso de interrupção da permanência da tropa.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.