Em live, comunicadores da Amazônia debatem sobre novo cenário jornalístico


23 de julho de 2020
Em live, comunicadores da Amazônia debatem sobre novo cenário jornalístico
Debate levou comunicadores da Amazônia à abordar processos de transformação de audiência e novas maneiras de consumir jornalismo online (Reprodução/Youtube)

Carolina Givoni – Da Revista Cenarium

MANAUS – A relação de convivência entre os meios de comunicação tradicionais como rádio, televisão, jornal impresso e os novos veículos digitais, foi um dos temas centrais da Live “Conexão Amazônica”, transmitida pelas redes sociais na noite desta quinta-feira, 23.

O debate, mediado pelo diretor da Agência Gota, Paulo Sena, de Belém, no Pará, levou os comunicadores da Amazônia à abordar os processos de transformação de audiência, novas maneiras de consumir o jornalismo online, além de outras nuances da comunicação moderna.

Professor de marketing e diretor-executivo do portal guaranyjunior.com.br, Guarany Junior, ressaltou que a sociedade tem vivido de eras, tal como o jornalismo tem passado, relacionando com o atual momento pandêmico. Além de mencionar a quebra de monopólio das transmissões de grandes conglomerados comunicacionais do País, Guarany citou que o momento pede novos posicionamentos.

“Não acredito em um novo normal, para mim não existe essa possibilidade. Defendo que temos vivido eras; assim como a industrial e a da informática. Creio que agora teremos novas ideias, novos insights”, explicou.

Balanço

Já a diretora da REVISTA CENARIUM, Paula Litaiff, destacou que, por conta da redemocratização dos meios de comunicação causadas pela internet, existem dois vieses a serem balanceados.

“Com a quebra do monopólio de grandes empresas de comunicação, que antes eram responsáveis pela transmissão de jogos de futebol e outros eventos, dois vieses foram expostos. O primeiro, comercial, que remonta à construção de receita das emissoras, que lucravam com os direitos de transmissão e demais inserções publicitárias, e, agora, perdem esse recolhimento. O segundo, fala justamente do ganho jornalístico. O cidadão agora tem mais acesso à informação, podendo acessar conteúdos de qualquer lugar, a qualquer momento. Sem, necessariamente, estar em um local específico para isso”, detalhou.

Nova realidade

A diretora do portal de notícias On News, Sammya Ferreira, afirmou que as grandes empresas ainda estão se adaptando a nova realidade comunicacional.

“Creio que ainda vai demorar para que os hábitos dos brasileiros mudem de forma drástica. A era digital ainda não conquistou todos os públicos. Muitas famílias ainda têm o hábito de assistir programas de televisão juntos. Isso é algo cultural, que ainda não mudou”.

No decorrer do debate entre os profissionais, assuntos como fake news e modos de apuração também foram abordados. A Live foi acompanhada por dezenas de estudantes de todo o Brasil, sendo a maioria da Região da Amazônia.

O debate completo pode ser conferido por meio vídeo abaixo:

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.